Internacional Titulo
Torre de TV russa que pegou fogo pode cair
Do Diário do Grande ABC
28/08/2000 | 15:09
Compartilhar notícia


A torre de telecomunicaçoes de Ostankino, em Moscou, na Rússia, que pegou fogo no domingo matando quatro pessoas, corre o risco de cair.

As vítimas sao três bombeiros e um civil. Segundo informaçoes do ministério das Situaçoes de Emergência foram resgatados os corpos de um comandante dos bombeiros e de um ascensorista.

Vladimir Rushailo, ministro do Interior, disse que o acidente nao foi provocado intencionalmente e que as vítimas podem ter sido intoxicadas com a fumaça.

As autoridades informaram que ou os sistemas de extintores automáticos falharam ou a carga de espuma esgotou.

Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio somente nesta segunda-feira.

``Já nao há fogo no interior da torre, só restos incandescentes', declarou um responsável do Ministério russo do Interior, Marat Syrtlanov.

Os bombeiros precisaram de quase 24 horas para controlar o incêndio, que arrasou a maior parte do edifício, propagando-se desde o domingo de cima para baixo. Na manha desta segunda-feira, as chamas haviam descido até 71 metros de altura.

No entanto, segundo o Ministério de Situaçoes de Emergência, o incêndio prosseguia a uma altura entre 325 e 454 metros, num espaço inacessível aos bombeiros.

``Esta nova catástrofe mostra em que estado se encontram as infra-estruturas vitais e o conjunto do país', declarou o presidente russo Vladimir Putin, chamando a reformar a economia para evitar ``novos cataclismas.'

Mais da metade dos cabos de aço que mantêm a estabilidade do edifício, cerca de 80 de um total de 150, ficaram comprometidos, e 50 se romperam, segundo as agências russas.

A polícia iniciou a evacuaçao dos edifícios localizados num raio de um quilômetro da torre. Nas proximidades imediatas da torre nao há construçoes residenciais, mas um edifício com todos os estúdios e administraçao das redes de televisao.

A cada meia hora eram realizadas medidas geodésicas para comprovar a verticalidade do edifício. As medidas mostraram que no momento as variaçoes estao dentro do normal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;