Política Titulo
Congresso recebe projeto Ficha Limpa
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
29/09/2009 | 08:49
Compartilhar notícia
Da Agência Câmara


O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregou nesta terça-feira, à Câmara dos Deputados, projeto de iniciativa popular com 1,3 milhão de assinaturas que estabelece novos critérios para a disputa de cargos públicos. O texto precisa ser aprovado pelo Congresso até o início de outubro para que as mudanças possam vigorar nas eleições de 2010.

O projeto estabelece que não podem concorrer às eleições pessoas condenadas ou com denúncias recebidas sobre crimes como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas, parlamentares que renunciaram aos cargos para evitar a abertura de processos por quebra de decoro parlamentar e pessoas condenadas por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

O texto ainda sugere a extensão para oito anos da proibição de candidatura de pessoas com algum tipo de impedimento legal. Também torna mais rápidos os processos judiciais relacionados ao abuso de poder nas eleições.

Tramitação - O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), garantiu que dará tratamento especial ao projeto, mas não garantiu que ele será aprovado da forma como chegou à Casa. “Ele não será deformado, mas poderá ser transformado. O Congresso vai atender às expectativas dentro de critérios objetivos”, afirmou acrescentando que vai conversar com líderes e parlamentares sobre a aprovação da matéria.

O parlamentar ainda evitou falar em prazos de votação para que a matéria entre em vigor já nas próximas eleições. “Essa é uma questão que será examinada depois”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;