Internacional Titulo
Milhares de espanhóis protestam contra ocupação do Iraque
Do Diário OnLine
Com AFP
15/02/2004 | 18:55
Compartilhar notícia


Milhares de espanhóis participaram, neste domingo, em Madri, de uma manifestação contra a ocupação do Iraque e que pede a saída das tropas espanholas daquele país. Segundo os organizadores do protesto, pelo menos 150 mil pessoas saíram as ruas. Já as autoridades disseram que a ação contou com apenas 9 mil manifestantes.

O protesto, organizado pelo Fórum Social de Madri, que reúne sindicatos e grupos sociais, aconteceu um ano após as gigantescas manifestações na Espanha, especialmente em Madri e Barcelona, contra a invasão do Iraque, que foi apoiada sem reservas pelo governo conservador de José María Aznar.

Responsáveis do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e da coalizão da Esquerda Unida se somaram aos manifestantes, portando cartazes contra o Partido Popular (governo) e seu apoio à campanha americana no Iraque.

No final da manifestação, na Praça Espanha, em pleno centro de Madri, a escritora Rosa Regas e o ator Juan Diego Botto leram um comunicado no qual exigiam a saída das tropas estrangeiras do Iraque e pediam "a soberania e a autodeterminação do povo iraquiano".

Em declarações à imprensa, o líder da Esquerda Unida, Gaspar Llamazares, exigiu "o retorno imediato das tropas espanholas" e o fim "da ocupação totalmente ilegítima que provocou uma guerra civil no Iraque".

Manifestações semelhantes foram realizadas hoje em Barcelona e Valencia.

O governo espanhol enviou ao Iraque um contingente de 1.250 homens, que foi integrado a divisão internacional, sob o comando polonês, que opera no centro-sul do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;