Internacional Titulo
Adesivo de nicotina pode acelerar tumores cancerígenos
Das Agências
30/06/2001 | 18:30
Compartilhar notícia


Um estudo realizado por médicos norte-americanos alerta para o uso incorreto dos adesivos de nicotina para combate ao vício do fumo. O produto pode acelerar o desenvolvimento de tumores cancerígenos da mesma forma que o cigarro em si.

A nicotina favorece a angiose, doença vascular nos capilares que irriga os tumores e faz com que eles cresçam, segundo estudo da equipe do médico Christopher Heeschen, da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia.

O relato da pesquisa sai na edição de julho da revista de divulgação científica Nature Medicine, do grupo Nature.

O estudo, realizado com implantes de tumores em cobaias, sugere que seja adotada uma maior prudência no tratamento prolongado com doses de nicotina.

A constante inalação de fumaça de cigarro por cobaias disparou nesses animais o mesmo tipo de angiose. Ao mesmo tempo, não causou câncer ou doença cardíaca em outros ratos saudáveis, comenta à revista o médico Rakesh Jain, da Universidade Harvard, de Boston.

Segundo ele, os adesivos de nicotina não aumentam o número de infartos entre os doentes cardíacos.

Para dar coerência às "observações discordantes", os autores do estudo adiantaram uma explicação "não demonstrada": a nicotina provocaria a angiose só no caso de situações patológicas já existentes.

A fumaça de cigarro contém 4 mil componentes químicos, entre eles a nicotina, responsável pela dependência do fumo.

A nicotina é utilizada de diversas formas (adesivos, goma de mascar, spray...) para ajudar as pessoas a deixar de fumar, em tratamentos de período limitado. Além disso, é objeto de estudos sobre o tratamento de patologias como a doença de Alzheimer, de Parkinson ou de transtornos do sono.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;