Economia Titulo
Média de empregos se mantém igual à de 2009
da Redação
15/11/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


A oferta de novas oportunidades de emprego em outubro seguiu o mesmo ritmo do mesmo mês em 2009. É o que revela o estudo mensal da Ricardo Xavier Recursos Humanos, que apurou que, no mês passado, 2.035 novas posições foram geradas, ante 2.045 vagas em outubro do ano passado.

Se na comparação com o ano anterior o mercado de trabalho demonstrou estabilidade, em relação a setembro, no entanto, houve diminuição de 12,66% no total de postos.

A descontinuidade na geração de vagas na comparação com setembro, de acordo com Hélio Terra, presidente da entidade, ainda é reflexo do período eleitoral, já que muitas companhias sentiram certa insegurança em relação às novas diretrizes de governo. "Diversas empresas preferiram esperar o resultado das eleições para, depois, colocar em prática os planos de expansão", avalia.

Para ele, a abertura de vagas para executivos nos dois últimos meses do ano também não deve aumentar de forma significativa, pois, nesse período, a demanda do mercado é, principalmente, por profissionais temporários para o varejo. "A oferta de vagas agora será essencialmente para os cargos operacionais. No próximo ano, porém, os investimentos devem ser retomados e a disputa por talentos se tornará ainda mais acirrada", destaca.

RANKING - Em outubro, a exemplo dos meses anteriores, os engenheiros permaneceram liderando o ranking dos profissionais mais procurados no mercado, com 22,76% do total das posições.

Ainda de acordo com a pesquisa, a área de Engenharia foi a responsável pela maior parte das contratações, com 14% do total de vagas no mercado. A área Comercial ocupou o segundo lugar da lista, com 12% das vagas, seguida pela área Administrativa, com 7%.

Na sequência, com 6% das postos cada, ficaram as áreas Financeira, de Recursos Humanos e Industrial. Entre os setores de maior destaque em outubro, aparecem ainda Marketing e Tecnologia da Informação, com 5% das vaga cada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;