Economia Titulo
Camdessus: desequilíbrio comercial pode desestabilizar economia global
Do Diário do Grande ABC
21/04/1999 | 14:15
Compartilhar notícia


O diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), Michel Camdessus, disse esta quarta-feira que crescentes desequilíbrios comerciais entre as áreas do dólar, o iene e o euro podem desestabilizar a economia mundial.

``Vemos como elemento de risco de instabilidade os crescentes desequilíbrios nas contas atuais dos maiores blocos cambiários' cobertos pelo dólar, o iene e o euro, disse Camdessus em coletiva a imprensa.

O recente crescimento dos déficits comerciais nos Estados Unidos e em vários países europeus, ao mesmo tempo que o superávit do Japao tem crescido agudamente, está criando ``tensoes no sistema' que poderiam levar a distorçoes na relaçao da taxa de intercâmbio e a ``vigorosas pressoes protecionistas', disse Camdessus.

Por isso, o Fundo Monetário Internacional acredita que depois de oito anos de ``soberbo' crescimento é hora da economia americana diminuir um pouco seu ritmo e se preparar para uma ``suave aterrissagem', disse Camdessus.

Ao mesmo tempo, disse que ``está mais que na hora' das economias européias ``fazerem o possível para estimular o crescimento (...) um esforço vigoroso para a flexibilidade e a mudança estrutural, particularmente no mercado do trabalho'.

Em seu informe semestral sobre as Perspectivas Econômicas Mundiais, publicado hoje, o Fundo afirma que este ano os Estados Unidos ostentam o maior crescimento entre as principais economias, mas que no ano que vem a França e a Alemanha serao os motores do crescimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;