Internacional Titulo
Edifício em Hamburgo possui rastros de polônio 210
Da AFP
10/12/2006 | 19:47
Compartilhar notícia


Os rastros de contaminação descobertos num edifício de Hamburgo, na Alemanha, onde residia o empresário russo Dimitri Kovtun, são "claramente" de polônio 210, anunciou neste domingo o responsável pelo escritório alemão de proteção contra as radiações ionizantes, Gerald Kirchner.

Os indícios de contaminação com polônio 210 foram encontrados no apartamento da ex-esposa de Dimitri Kovtoun, assim como na casa de sua ex-sogra em Haselau (oeste de Hamburgo), num automóvel alugado pelo empresário e numa escritório dos serviços de imigração onde esteve, disse o chefe da polícia de Hamburgo, Werner Jantosch.

O promotor de Hamburgo, Martin Kohnke, explicou que foi aberta uma investigação contra Kovtun por "importação ilegal e emprego de produtos radioativos". "Parece que esteve em contato com polônio. Nós o consideramos suspeito" de ter importado à Alemanha um produto radioativo, disse, antes de reconhecer que a Justiça alemã não tem competência para determinar sua eventual participação no envenenamento do ex-agente russo Alexandre Litvinenko, morto em 23 de novembro em Londres.

Segundo os primeiros elementos da investigação, Kovtun chegou a Hamburgo em 28 de outubro de Moscou, para onde regressou em 1º de novembro após ter deixado rastros de polônio por onde passou, desde o sofá da casa de sua ex-mulher, onde dormiu na noite de 30 de novembro, até o banco de passageiro do BMW que o transportou durante sua estada.

No entanto, não foi encontrado qualquer resto de radioatividade em seu apartamento, situado no mesmo edifício que o de sua ex-mulher e que não utilizava há anos, segundo a polícia, assim como também nada foi encontrado no avião comercial usado em 1º de novembro para ir de Hamburgo a Londres para se reunir com Litvinenko.

Kovtun e seu colega Andrei Lugovoi, ambos ex-agentes dos serviços secretos russos, se reuniram com Litvinenko em 1º de novembro no hotel Millenium de Londres, pouco antes de Litvinenko começar a sentir os sintomas de seu envenenamento. Segundo a agência russa Interfax, Kovtun também está contaminado por esta substância altamente radioativa e se encontra em estado grave porque seus órgãos vitais foram afetados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;