Política Titulo
Nova operadora de Diadema será indicada em até 30 dias
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
22/03/2011 | 07:47
Compartilhar notícia


Nova operadora de Diadema será indicada em até 30 dias

 

Gustavo PinchiarobrDo Diário do Grande ABC

O pedido de suspensão da licitação das oito linhas de ônibus da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) foi indeferido pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e os envelopes foram abertos na manhã de ontem. Quatro empresas apresentaram propostas. A decisão sobre a primeira fase, a de qualificação, será dada pela administração no sábado. A previsão é que a vencedora seja conhecida em 30 dias.

Entre as quatro, a administração aprovou a documentação de todas, no entanto, duas pleiteantes contestaram a documentação das outras entre si. A procedência dos apontamentos será julgada e divulgada no sábado. A partir daí serão mais cinco dias para apresentação de pedidos de impugnações, para então entrarem na análise dos valores da outorga, onde a maior oferta leva a concessão.

Os nomes das participantes surpreenderam por ter apenas uma sediada no Grande ABC. As licitantes são: Umuarama e Cidade Sorriso, que operam linhas de ônibus no Paraná e foram as responsáveis pelos pedidos de impugnação; Rodoviária Metropolitana atuante no Pernambuco e São Paulo; Grupo Benfica, sediado em São Caetano, mas que não atua no setor urbano. "O mercado é isso e as empresas do Paraná se modernizaram, não sei por que não houve interesse dos empresários da região", afirmou o secretário de Transportes Ricardo Perez.

A Auto Três Irmãos foi autora de dois pedidos de suspensão do certame no TCE - um foi deferido - e um mandado de segurança por falta de respostas sobre o processo administrativo da Prefeitura na Justiça, no entanto, não participou do processo. "Acho que isso é motivo para os tribunais apurarem", reclamou o secretário de assuntos jurídicos Airton Germano.

A ETCD será a última empresa pública a deixar de operar na região. A decisão foi tomada pelo prefeito Mário Reali (PT) por conta dos passivos de R$ 110 milhões. O presidente da autarquia, Arnaldo Colossale da Silva, garantiu que a operação não será prejudica pelos impasses administrativos. A Comissão de Garagem compareceu para acompanhar o "velório da ETCD". Realia ainda avalia transformar a companhia na gestora do Transporte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;