Economia Titulo
BNDES vai dar ajuda a empresas exportadoras
25/10/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai ajudar empresas exportadoras com problemas de liquidez (capacidade de transformar com rapidez títulos ou bens em dinheiro) por causa de operações com derivativos, segundo confirmou na sexta-feira o presidente da instituição, Luciano Coutinho.

Ele disse que algumas empresas já estão conversando sobre o assunto com o banco e o suporte será definido caso a caso. Sobre o pacote para a construção civil que vem sendo aguardado pelas empresas do setor, Coutinho disse que prossegue "em desenho" no Ministério da Fazenda.

A alta do dólar gerou sérios problemas para empresas como Sadia e Aracruz, que chegaram a ser acusadas pelo presidente Lula de especulação contra a moeda brasileira.

Coutinho se referiu a essas empresas como "um subconjunto" que apresenta "um problema pendente". E assegurou que essas dificuldades terão solução, com a ajuda de bancos privados e do próprio BNDES.

"Posso assegurar que são problemas solucionáveis, que afetaram empresas exportadoras que podem equacionar isso junto ao setor bancário privado e terão, se necessário, o suporte do BNDES para que nenhum problema de liquidez inviabilize empresas de grande qualidade e potencial", afirmou em palestra em evento realizado pela Câmara Britânica.

Ainda na palestra, ele acrescentou que esses problemas serão resolvidos via mercado e vão exigir um "trabalho intensivo" da empresas, que "terão a necessária cobertura" do BNDES. Em seguida ao pronunciamento, em entrevista, Coutinho preferiu não nomear quais empresas são parte desse "subconjunto".

Ele adiantou que o suporte poderá se dar por meio de desembolsos do banco para financiamentos já aprovados ou com a alternativa de subscrição de debêntures.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;