Internacional Titulo
Federaçao de cientistas quer descobrir cifras da CIA
Do Diário do Grande ABC
23/11/1999 | 15:59
Compartilhar notícia


A Federaçao de Cientistas Norte-Americanos, que tentou obrigar a CIA a divulgar quanto gasta o serviço de inteligência, pediu ao presidente Bill Clinton que divulgue as cifras, depois que um juiz federal respaldou a agência, que alegou precisar manter em sigilo esses valores.

O juiz federal Thomas Hogan determinou segunda-feira, que a lei de Liberdade de Informaçao nao obriga o diretor da CIA, George Tenet, a divulgar o valor dos gastos da agência de espionagem no ano fiscal de 1999.

O orçamento de inteligência, denominado "gastos negros" pelo Congresso, está fragmentado e dissimulado em dezenas de programas de defesa e de outras naturezas, incluídos no orçamento geral da naçao, a fim de dificultar a totalizaçao e o conhecimento do público em geral.

Clinton manifestou-se favorável à divulgaçao das cifras correspondentes aos anos fiscais de 1997 e 1998, alegando que isso nao comprometeria a segurança da naçao. O juiz Hogan considerou que "o fato de o presidente ter incentivado a divulgaçao de informaçao similar correspondente a anos anteriores nao é um fator determinante neste caso". Em seguida, indeferiu o pedido da Federaçao de Cientistas Norte-Americanos.

A federaçao nao decidiu se irá apelar da decisao. Uma integrante da organizaçao disse que Clinton poderá revelar a cifra por si mesmo, para manter a lógica de seus pronunciamentos passados.

Entretanto, parece pouco provável que o presidente faça tal coisa. O Departamento de Justiça declarou, em uma audiência parlamentar este mês, que, embora Clinton tenha sido a favor da divulgaçao dos números da CIA, recentes eventos internacionais lhe persuadiram que convém manter o sigilo sobre os 'gastos negros``.

A CIA, por intermédio de seu diretor Tenet, argumentou que, uma vez que haviam sido divulgados os números correspondentes a 1997 e 1998, o anúncio de cifras mais recentes daria informaçao demais acerca de possíveis mudanças e especificidade dos gastos.

Ele se opôs à publicaçao da cifra de 1999, alegando que fazê-lo iria contrariar os interesses de segurança da naçao e o juiz manifestou-se de acordo com essa posiçao. Disse que 'a revelaçao dos gastos, pelo terceiro ano consecutivo, no contexto da informaçao já disponível ao público, permite a nossos adversários muito campo de visao para deduzir tendências e fazer comparaçoes``.

Em 1997, a CIA gastou US$ 26,6 bilhoes e em 1998, 26,7 bilhoes. Fontes do Congresso calculam que o orçamento de 'gastos negros`` para o ano fiscal 2000, que começou em 1º de outubro, teria aumentado para cerca de 29,5 bilhoes de dólares




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;