Política Titulo
Dilma evita euforia após liderar pesquisa
17/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Da AE


A pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Roussef, evitou comentar o resultado da pesquisa Vox Populi, que pela primeira vez deu a ela vantagem sobre o pré-candidato do PSDB, José Serra.

A pesquisa divulgada sábado atribui a Dilma 38% das intenções de voto e 35% a Serra. Segundo a pré-candidata, "pesquisa é resultado de momento". "Eu não comentei pesquisa antes. Não vou comentar agora. Acho que não podemos usar a pesquisa como avaliação de campanha, nem subir no salto alto por causa dela", completou.

Questionada sobre o anúncio de Serra de criar dois ministérios (de Segurança Pública e outro destinado a políticas em prol de deficientes físicos), ela respondeu que não pretende ampliar nem reduzir a atual estrutura do governo. Mas ressaltou que está estudando seriamente a possibilidade de criar o ministério do Empreendedorismo. "O estímulo de micro e pequenas empresas é uma grande preocupação do governo Lula".

Dilma esteve ontem em Salvador participando do Congresso Estadual do PT que homologou a pré-candidatura do governador da Bahia, Jaques Wagner, à reeleição.

De forma genérica, PT e PSDB analisam com cautela o resultado da pesquisa. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que não comemora o resultado de pesquisa. "Pesquisa nesta fase serve para orientar a pré-campanha. Mostra que estamos no caminho certo. Revela a consolidação da candidatura como competitiva", disse Dutra.

Para o petista, Dilma e Serra iniciarão a campanha oficial muito próximos um do outro nas intenções de voto. "Essa pesquisa ainda não pegou o programa do PT. Mas depois vem o programa do PSDB", lembrou Dutra.

O líder PSDB na Câmara do Desputados, João Almeida (BA), disse que começará a valorizar o resultado das pesquisas apenas na segunda semana da propaganda eleitoral, que começará em agosto. "O eleitor estará de olho na televisão, prestando atenção aos candidatos", afirmou.

João Almeida disse que não briga com resultado de pesquisas. "Há sempre intenção em cada uma que é feita. Pode, de alguma forma, ter espaço de manipulação." Ele disse que acompanha sistematicamente os resultados das pesquisas realizadas pelos institutos Ibope e Datafolha. "Às outras eu não dou muita importância."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;