Política Titulo
Itamar nao garante pagamento de eurobônus
Do Diário do Grande ABC
03/02/1999 | 14:00
Compartilhar notícia


O governador Itamar Franco disse há pouco durante entrevista coletiva que o pagamento dos eurobônus lançados por Minas Gerais em 1994 só serao pagos caso o estado consiga levantar os recursos necessários.

Segundo o governador, o desejo do governo é pagar os eurobônus, mas a desvalorizaçao do real complicou o cumprimento desse vencimento. A primeira parcela do eurobônus vence no dia 10 e o valor é de US$ 108 milhoes. Segundo ele, entre quarta e quinta-feira, a secretaria de Fazenda de Minas, vai concluir uma avaliaçao dequanto o Estado já possui de recursos para esse pagamento.

Segundo o Tesouro Nacional o governo de Minas tem R$ 94,5 milhoes destinados ao pagamento desses papéis.

O governador também falou que ontem nao quis ser irônico ao dizer que o Brasil tinha Stanley Fischer como ministro da Fazenda e George Soros como presidente do Banco Central. Segundo ele, é claro para todo mundo que o FMI monitora e dirige a política econômica brasileira.

Para ele, nao existe justificativa para a presença do FMI no País, já que o Fundo tem uma política heterodoxa "que levará necessariamente o País à recessao". Ao ser perguntado se ele iria prorrogar a moratória, Itamar simplesmente pontuou o que o governo vem fazendo em relaçao a corte de gastos e que ainda tem 60 dias para avaliar a necessidade ou nao de prorrogar a moratória. Itamar também confirmou que o fundo de investimentos Overseas Economic Corporation Fund nao bloqueará os recursos que têm que ser repassados para o Estado. O governador teve uma reuniao às 11h com o diretor do fundo, Keiichi Tango, que lhe garantiu que esses recursos nao seriam bloqueados.

Durante a entrevista coletiva, Itamar Franco garantiu que irá ponderar nesta quarta à tarde, com o presidência do PT, José Dirceu a importância da reuniao dos governadores na próxima sexta-feira.

Na opiniao de Itamar, como o presidente Fernando Henrique marcou a reuniao de governadores para dia 9, seria melhor que os governadores se reunissem após esse encontro. "Nao é que eu nao queira ir, só acho que é melhor ir depois do encontro com o presidente", afirmou. Ele garantiu, entretanto, que se Dirceu e Olívio Dutra, anfitriao do encontro, decidirem pela realizaçao do encontro ele irá. Ainda durante a coletiva Itamar refutou por completo a possibilidade de se encontrar com o presdiente FHC.

Segundo ele, se ele fosse encontrar o presidente nesse momento ele estaria "amesquinhando" o Estado. "Enquanto ele nao recuar, nao conversarei com ele", afirmou. O governador também explicou que enviará nesta quarta à tarde um segundo fax para a presidência do Banco Mundial (Bird) solicitando a implementaçao de um "tribunal arbitral" para julgar o bloqueio de recursos feito pela instituiçao na semana passada.

Segundo o governador, existe uma cláusula no contrato entre o Estado e o Bird que o acordo nao pode ser rompido unilateralmente, por isso, caso ocorra uma situaçao dessa, é criado o tribunal arbitral para julgar a questao. O processo seria assim: o Estado de MG indica uma pessoa para arbitrar em nome do Estado e o Bird uma outra. Caso esses dois árbitros nao entrem em acordo, um terceiro árbitro entra no processo para julgar a questao. Itamar disse que está avaliando todos esses procedimentos, mas disse que caso seja necessária a indicaçao desse terceiro árbitro, quem indicará será a Organizaçao dos Estados Americanos e o fórum para discutir a questao seria em Washington.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;