Economia Titulo
Loyola: 'títulos de longo prazo terao aceitaçao rápida'
Do Diário do Grande ABC
04/11/1999 | 17:40
Compartilhar notícia


O ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, acredita que os títulos de longo prazo com rentabilidade prefixada e oferta simultânea de opçao de venda terao "aceitaçao rápida" pelo mercado. Segundo ele, num primeiro momento, o Banco Central deverá ofertar papéis com prazo intermediário, de doze a dezoito meses.

"Gradualmente, o BC vai reduzir a venda de LFT e aumentar a venda de LTN", disse Loyola, ponderando que isso ocorrerá desde que o cenário macroeconômico nao piore de forma drástica, como ocorreu após a crise financeira internacional.

Segundo ele, a oferta desse papel é uma medida muito inteligente porque o BC nao está oferecendo um "seguro generalizado", como para a LFT, que "é um papel sem risco". O novo título, embute um seguro, mais limitado que, segundo Loyola é interessante num processo de transiçao.

"Num país que ainda enfrenta incertezas, esse mecanismo permite a volta dos pré-fixados sem aumentar o prêmio de risco, além do alongamento da dívida pública", disse o ex-presidente do BC. "É uma tendência muito boa", emendou. Segundo ele, todas as medidas anunciadas pelo Banco Central "vao na direçao correta". Loyola afirmou que algumas sao medidas "de pouco efeito", como a que prevê reunioes periódicas da autoridade monetária com dealers e fundaçoes, mas reunidas têm peso específico e positivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;