Política Titulo Com apoio de Temer
Candidatura de Bonome depende de aliança

É o que diz o vice-presidente da República, Michel Temer,
em gravação de áudio apresentada ontem por ex-secretário

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
17/02/2012 | 07:38
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A candidatura do ex-secretário de Gabinete da Prefeitura de Santo André, Nilson Bonome (PMDB), ao Paço de Santo André está condicionada a futuros acordos de seu partido, principalmente os que envolvem a disputa pela prefeitura de São Paulo.

É o que diz o vice-presidente da República, Michel Temer, em gravação de áudio apresentada ontem por Bonome. Na declaração, obtida em reunião na Capital, o cardeal diz que apoia a candidatura neste momento, mas haverá outra conversa com Bonome se avançarem negociações de cunho nacional. Caso não haja necessidade de vincular o cenário andreense a outras situações, Bonome tem aval da executiva nacional para o voo solo que é o desejo do diretório estadual do PMDB.

Bonome recebeu a bênção parcial de Temer no escritório político do peemedebista, em São Paulo, ao lado do presidente paulista da sigla, Baleia Rossi. Na gravação, Temer dá tom favorável para continuidade da pré-campanha, deixando no passado as declarações sobre possível composição com a administração petebista. De acordo com pessoas ligadas ao vice-presidente, ele não tinha ciência do rompimento com Aidan e da exoneração de Bonome.

Temer avaliou que só uma conjuntura federal de peso pode interferir em Santo André. Sem citar qual parceria faria o PMDB mudar a postura, o peemedebista assegurou que a pré-candidatura de Bonome está colocada com "extraordinária possibilidade de consolidação", só que a articulação em outras cidades influenciaria para vincular a cidade no xadrez eleitoral, o que "exigiria outra posição" na cidade. "Se houver, voltaríamos a conversar sobre a estratégia política. Caso contrário, o Bonome é candidato com nosso apoio tendo fortíssima chance."

Apesar da consideração, o cardeal do PMDB analisou que vê com "bons olhos o nome de Bonome por ser companheiro de partido". "Ele me ajudou muito na campanha eleitoral (de 2010, quando Temer concorreu como vice na chapa encabeçada pela petista Dilma Rousseff)", disse ele, exaltando a disposição do correligionário.

Há dois cenários da Capital que podem reverter o quadro em Santo André. Um, seria aliança entre PT e PMDB. Outro, PTB e PMDB. A definição é aguardada com expectativa no reduto andreense.

Reafirmando a pré-candidatura de Bonome, Baleia defendeu que ele possui total apoio tanto da estadual como nacional, que priorizam o projeto. "O Bonome está conduzindo o processo exercendo a vontade do partido. Ele tem essa segurança." Para ele, a boa relação com o presidente estadual do PTB, Campos Machado, deixa portas abertas, porém não inviabiliza a candidatura. "O próprio Temer aderiu totalmente à nossa decisão, que é ótima alternativa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;