Política Titulo
Água e vinho na eleição para governo de SP
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
08/09/2006 | 21:30
Compartilhar notícia


Ideologias diferentes, partidos distintos, mas propostas praticamente iguais. O ex-prefeito José Serra (PSDB) e o senador Aloizio Mercadante (PT) – candidatos ao governo estadual mais bem colocados nas pesquisas –, embora façam questão de demonstrar o quanto são água e vinho no modo de agir e pensar, se assemelham nas alternativas e propostas apresentadas para o principal Estado da Federação.

Desde promessas nas áreas de maior impacto à sociedade, tais como Educação e Saúde, até simples opiniões a respeito dos mais diversos assuntos, o fato é que ambos parecem ter as mesmas soluções para os problemas. Talvez, até, por conta do currículo ser parecido: são economistas e deram os primeiros passos na política nos movimentos estudantis. Serra acusa Mercadante de copiar propostas. O petista desmente e retruca dizendo que alguns dos projetos considerados fundamentais pelo tucano já poderiam ter sido colocados em prática nos doze anos “inoperantes” de administração do PSDB em São Paulo.

A verdade é que a menos de um mês das eleições, o tucano mantém a preferência do eleitorado. O motivo, segundo ele, é por ser o mais “experiente, ter currículo e coragem para enfrentar adversidades”. Concorreu nas duas últimas eleições a cargos majoritários. Venceu apenas a disputa para comandar a Prefeitura de São Paulo em 2004. Antes disso foi deputado federal e ministro da Saúde de Fernando Henrique Cardoso, cargo no qual, possivelmente, tenha conseguido alavancar a sua vida pública. Entre outras coisas, conseguiu popularizar a comercialização dos remédios genéricos.

Mercadante ainda não jogou a toalha. Isso porque as mesmas pesquisas que apontam vitória do tucano ainda no primeiro turno mostram que a diferença entre os dois – ainda que insuficiente para levar o pleito para o segundo turno – vem caindo a cada consulta com os eleitores.

O petista – embora tenha sido o senador mais votado da história, com mais de 10 milhões de votos em 2002 – concorre pela primeira vez a um cargo do Executivo. Ex-deputado federal, apega-se ao fato de o povo, mesmo diante de tantas denúncias de corrupção no governo federal, não ter perdido a fé no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujas pesquisas apontam para sua reeleição ainda no primeiro turno. Líder do PT no Senado, Mercadante costuma dizer com orgulho que integra o governo Lula “nos erros e nos acertos”. Acredita que o Estado esteja saturado do PSDB, depois de 12 anos de administração, e pede chance para promover as “mudanças necessárias”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;