Política Titulo Crise em Mauá
Sem provas, PSDB absolve
Edimar e questiona Mateus

A crise começou quando Mateus Prado denunciou que Edimar
da Reciclagem possui aliados ocupando cargos de comissão

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
17/02/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


A cúpula estadual do PSDB sinalizou ontem que o caso envolvendo bicadas entre tucanos de Mauá pode sofrer reviravolta. A crise começou há duas semanas, quando Mateus Prado denunciou que o vereador Edimar da Reciclagem (ambos pré-candidatos a prefeito) possui 20 aliados ocupando cargos em comissão no governo Oswaldo Dias (PT), o que contradiz a rivalidade entre as siglas. Acreditando que o parlamentar é vítima de ‘fogo amigo', o presidente estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias, revelou confiar em Edimar no episódio (o vereador alega que não indicou os funcionários) e decretou apoiá-lo na corrida ao Paço.

O posicionamento foi anunciado após reunião entre Edimar e Tobias na sede do PSDB paulista, na Capital. "O menino (Edimar) negou tudo e confio nele. É o candidato nosso e vamos apoiá-lo", sentenciou o mandatário. Na semana passada, o dirigente cobrou provas sobre a acusação feita por Mateus Prado, que não foram enviadas, apesar de o denunciante afirmar possuí-las.

A omissão gerou em Pedro Tobias suspeitas sobre a consistência das denúncias. Ele não escondeu o aborrecimento com Mateus, filiado no PSDB em outubro justamente pelas mãos de Edimar. Questionado se Mateus passa a ficar em situação complicada no partido, o presidente foi enfático. "Lógico que sim. Se denuncia, precisa provar."

Tobias descartou punição a Edimar. Sobre retaliações a Mateus, disse que "como presidente estadual, não entra na onda dele", e que "a municipal saberá o que fazer".

Na semana passada, a executiva local deflagrou operação pente-fino para identificar filiados que trabalham no governo do PT. Até agora, apenas um nome foi anunciado, o de Flávio Nicolau Freire, funcionário da Secretaria de Serviços Urbanos, que enfrenta processo de expulsão do PSDB. Ex-mulher de Edimar, Lidiana Silva Oliveira cumpre expediente no setor de compras, mas não é filiada ao tucanato.

Edimar avaliou a postura de Pedro Tobias como sensata. "Ele conhece a trajetória de cada um e sabe que o Mateus vem criando dificuldades, que não entrou na disputa (pelo Paço) da forma correta." Mateus Prado não retornou aos contatos da equipe do Diário.

 

PELA PAZ

Ao anunciar o adiamento para a semana que vem de reunião com a comissão de ética do partido que deliberará sobre Edimar, prevista para ontem, o presidente municipal do PSDB, Márcio Canuto, considerou o aborrecimento de Tobias com Mateus como "natural" e antecipou que tentará reconstruir a união. "Quero chamar os dois para conversarmos, sem decisões paralelas ou reuniões às escondidas. Partido é grupo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;