Esportes Titulo
S.Caetano deve recontratar 400 atletas
Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
10/02/2011 | 07:18
Compartilhar notícia


Após o corte orçamentário de mais de R$ 1 milhão na área esportiva revelado pela Prefeitura de São Caetano em janeiro - e a consequente perda de mais de 700 atletas - a cidade já negocia a recontratação de pelo menos 400 deles, com salários mais baixos, e deverá anunciar novidades oficialmente na próxima semana.

A informação foi confirmada ontem pelo secretário de Esportes e Turismo Mauro Chekin. "A única certeza por enquanto é que não perderemos a hegemonia dos esportes em 2011", ressaltou.

Segundo Chekin, as equipes mais renomadas, como o judô, perderão peças importantes, mas não serão extintas. "Muitos disseram que tudo ia acabar, o que é grande mentira. A fase é de adaptação. O judô, por exemplo, está com corpo de atletas e comissão técnica 90% fechadas", disse o secretário, que preferiu não revelar os nomes dos possíveis contratados nas várias modalidades. "Todos os trâmites estão andando muito bem", minimizou.

Mesmo com o discurso contemporizador do secretário, o município perderá parte dos atletas mais experientes. Diogo Silva, medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro (2007) do taekwondo, e a campeã mundial Natália Falavigna, por exemplo.

Mesmo sem ter fechado contrato para disputar os Jogos Abertos e Regionais por São Caetano, Diogo continuará a morar no município, onde mantém projeto de base para 60 alunos.

"Ficou inviável competir pela diminuição acentuada da verba, e também pela dificuldade de agendar esses torneios com os que disputarei do Exterior neste ano", afirmou o lutador. "Tive propostas de pelo menos quatro cidades e também não fechei. Creio que São Caetano vai voltar com tudo em 2012. Quero encerrar minha carreira na cidade", emendou.

 

Cidade pretende detectar talentos nas escolas públicas

 

A dinâmica renovada que apostará na base e no trabalho a longo prazo se refletirá também em novas instalações em São Caetano.

Ontem, foi anunciado o lançamento oficial do Centro de Detecção de Talentos, que funcionará no Centro Esportivo e Recreativo Victório Dal'Mas, no bairro Olímpico (antigo Santa Maria), que vai atender jovens do município com idade entre 7 e 16 anos.

Os melhores serão selecionados por profissionais do esporte na rede pública escolar do município de acordo com habilidades esportivas.

As modalidades no centro serão divididas em lutas, individual e esportes com bola. "Temos aqueles jovens que são tímidos e introspectivos, mas que, com olhar clínico e muito trabalho, podem se mostrar grandes talentos. Este será o objetivo do centro", disse o secretário de Esportes e Turismo Mauro Chekin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;