Economia Titulo
Varejo cresce 11,8% e deve fechar ano com alta recorde
14/11/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


As vendas do comércio varejista registraram, em setembro, o quinto aumento consecutivo ante o mês anterior e deverão fechar 2010 com alta recorde. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou expansão de 0,4% nas vendas em setembro ante agosto e alta de 11,8% na comparação com igual mês do ano passado, no maior aumento para o mês da série histórica, iniciada há 10 anos. Segmentos onde os preços têm relação com o câmbio lideraram o crescimento.

O técnico da coordenação de serviços e comércio do instituto, Reinaldo Pereira, disse que as vendas do setor prosseguem impulsionadas por fatores como aumento da renda, do emprego e "também pelo câmbio, que tem ajudado na estabilidade de preços".

Segundo ele, alguns resultados negativos apurados nas vendas em setembro ante agosto, como em hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%), tecidos e vestuário (-0,2%) e artigos farmacêuticos (-1,2%) refletem "acomodação após fortes crescimentos em agosto ante julho e não reversão na trajetória de crescimento". Para o técnico do IBGE, o setor prossegue com tendência de expansão nas vendas e, segundo os dados já divulgados, pode mostrar expansão recorde neste ano.

Até setembro, o varejo acumula expansão anual de 11,4%. Em todo o ano de 2009, a alta foi de 5,9%. O melhor resultado anual anterior, no acumulado de janeiro a dezembro, foi apurado em 2007 (9,7%).

Para o analista da Tendências Consultoria, Alexandre Andrade, o setor deverá crescer 11,4% em 2010. "A trajetória das vendas deverá ser ascendente nos próximos meses, em linha com o que se espera para os principais indicadores da demanda doméstica."

Já para o economista-chefe da consultoria de varejo GS&MD - Gouvêa de Souza, Marcelo Waideman, o varejo deve continuar mostrando vigor até o final deste ano. "Devemos continuar com crescimento generalizado, ainda que menor, por causa da base de comparação mais forte", prevê, lembrando que o quarto trimestre foi o melhor de 2009.

Segundo o IBGE, as vendas aumentaram 10,3% no terceiro trimestre ante o trimestre imediatamente anterior. Na comparação com igual trimestre do ano passado, houve alta de 11,1%, a maior desde 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;