Política Titulo
Chegou a hora de decidir
Beto Silva
03/10/2010 | 07:26
Compartilhar notícia


Hoje, das 8h às 17h, 135,8 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas escolher os novos comandantes do País. São 22.570 candidatos que disputam uma vaga de presidente, 27 de governador, 54 de senador, 513 de deputado federal e 1.059 de deputados estadual e distrital.

O Grande ABC, berço de épicas lutas sindicais e contra a ditadura, vai fazer parte da maior festa da democracia. Serão 1,93 milhão de eleitores (1,42% do total) e 168 pleiteantes às 70 vagas de São Paulo na Câmara Federal e 94 cadeiras na Assembleia Legislativa.

Será uma eleição de provas a serem expostas. Os atuais donos de mandato colocarão seu trabalho à avaliação. As atividade de quatro anos do único deputado federal da região, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo), passará pelo crivo dos eleitores. Assim como os oito deputados estaduais: Alex Manente (PPS-São Bernardo), Ana do Carmo (PT-São Bernardo), Donisete Braga (PT-Mauá), José Augusto (PSDB-Diadema), José Bittencourt (PDT-Santo André), Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) e Vanessa Damo (PMDB-Mauá), os quais buscam a reeleição, além de Vanderlei Siraque (PT-Santo André), que visa agora assento na Câmara Federal.

A corrida pela ampliação da representatividade do Grande ABC no Congresso, em Brasília, e no Palácio 9 de Julho, na Capital, tem a participação de três ex-prefeitos, que deixaram seus mandatos nos Executivos municipais em 2008.Mais do que tentar sucesso novamente nas urnas, João Avamileno (PT-Santo André, que concorre a estadual), José de Filippi Júnior (PT-Diadema, a federal) e William Dib (PSDB-São Bernardo, também a federal) testam sua eficiência administrativa e popularidade. Na prática, suas ações à frente das prefeituras serão aprovadas ou não.

Há ainda uma fatia de candidatos que não exerceram mandato, mas que nas eleições deste ano têm todas as condições de sair vencedores. São os casos do sindicalista Carlos Grana (PT-Santo André, tenta vaga a estadual), que tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca (PSB-Santo André, a federal), que carrega consigo a admiração da nação corintiana, o cantor Frank Aguiar (PTB-São Bernardo), o qual objetiva voltar à Câmara Federal (ganhou em 2006, mas em 2008 se afastou do cargo para disputa do Paço são-bernardense, onde hoje é vice-prefeito). Ainda têm chances de êxito os 19 dos 108 vereadores da região que tentam voos mais altos no pleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;