Internacional Titulo
Dez mil pessoas prestam homenagem a Rosa Luxemburgo
Da AFP
11/01/2004 | 18:01
Compartilhar notícia


Cerca de dez mil pessoas participaram de uma passeata neste domingo nas ruas de Berlim em memória aos líderes comunistas alemães Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. As personalidades foram assassinadas há 85 anos, no dia 15 de janeiro de 1919, por elementos da extrema direita, afirmou a Polícia de Berlim. Sete pessoas foram presas durante a manifestação.

Vários visitantes depositaram coroas de flores no túmulo dos dois dirigentes comunistas na manhã deste domingo no bairro Friedrichsfelde, em Berlim. Também prestaram homenagens o presidente do partido neocomunista alemão PDS, Lothar Bisky, acompanhado do último dirigente da ex-RDA, Egon Krenz, liberado da prisão pouco antes do Natal. Rosa Luxemburgo (1870-1919) e Karl Liebknecht (1871-1919), fundaram a "Liga Spartakus" quando estavam presos durante a Primeira Guerra Mundial devido a sua oposição ao conflito.

Libertados durante a rebelião de novembro de 1918, retomaram seu combate revolucionário contribuindo para a criação do Partido Comunista Alemão (KPD) que sucedeu a liga espartaquista em dezembro de 1918.

No dia 31 de dezembro, Liebknecht foi eleito líder do KPD, mas duas semanas depois a revolução foi sufocada por ordem do social-democrata Gustav Noske e os dois líderes foram presos e executados.

O corpo de Rosa Luxemburgo foi jogado em um canal de Berlim, o Landwehrkanal, e o de Karl Liebknecht levado ao hospital como "de um espartaquista desconhecido morto".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;