Internacional Titulo
Japonês é eleito o melhor pizzaiolo do mundo
Da AFP
14/09/2006 | 16:39
Compartilhar notícia


Do Japão chegaram em Nápoles e, surpreendentemente, superaram os que inventaram a pizza. O desafio foi encarado com as mesmas armas: farinha, mozarela, óleo, tomate, água e outros poucos segredos da profissão. O resultado foi uma verdadeira pizza napolitana, tão deliciosa quanto a feita em Nápoles, na Pizzafest (uma competição entre pizzaiolos de todo o mundo), os "especialistas" japoneses bateram todos os concorrentes e conquistaram o primeiro lugar no concurso técnico.

O time japonês era liderado por nada menos que Makoto Onishi, que em 2003 já conquistou o Pizzafest e que em Tóquio está entre os pizzaiolos mais cotados. Ele que amanhã à noite terá que cozinhar para o premier Romano Prodi, que está em Xangai, desta vez não estava sozinho em Nápoles. Titular de um verdadeiro time, Makoto Onishi esteve acompanhado por Inagaki Yusei, 28 anos, e Iwasawa Masakazu, 27: todos pizzaiolos do grupo "Salvatore Cuomo Bros de Tóquio", que no Japão tem cotação na bolsa, assim como diversas pizzarias.

Justamente eles prepararam aquela que foi considerada "a melhor pizza da noite" e quando receberam o prêmio houve quem chorasse de comoção.

Para Onishi ser um pizzaiolo é um sonho realizado. Ele se apaixonou pela pizza na primeira vez que a experimentou: gostou tanto que decidiu colocá-la no centro do seu destino profissional. Arrumou as malas, foi para a Itália para aprender na "escola" de "Gaetano de Ischia" e o resultado é que, também no Japão, é capaz de preparar a verdadeira pizza napolitana.

Mas isso não representa uma derrota para o produto típico da Campania. "Nada poderia ser mais equivocado", comenta Antonio Pace, presidente da Associação Verace Pizza Napoletana. "Como napolitano é claro que teria preferido, por amor à pátria, um meu compatriota receber o primeiro prêmio; mas como profissional da pizza devo parabenizar Makoto e seus colegas porque chegou até Nápoles do Japão para aprender a arte de fazer a pizza e se empenhou tanto que superou os napolitanos".

"Em todas as latitudes é possível fazer um bom produto. O caso de Makoto deveria incentivar os nossos a melhorar sempre no respeito às regras e à qualidade. No fim das contas, mais uma vez, venceu a qualidade napolitana", afirma Pace.

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;