Política Titulo Visibilidade
Campanha de Luiza Erundina irá respingar na região, diz Aldo Santos

Para postulante do Psol, o nome da ex-prefeita irá impulsionar legenda

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/07/2016 | 07:13
Compartilhar notícia


O ex-vereador Aldo Santos (Psol) foi oficializado na tarde de ontem como candidato a prefeito de São Bernardo e pela terceira vez irá concorrer ao cargo. O ex-parlamentar avaliou que a boa visibilidade da correligionária Luiza Erundina vai “respingar” nas campanhas da sigla no Grande ABC. A deputada federal saiu confirmada ontem como postulante ao Executivo paulistano, cargo que ocupou entre 1989 e 1992, quando ainda era do PT.

Durante a convenção que ratificou sua candidatura, na Câmara, Aldo lembrou que Erundina está em terceiro lugar na disputa pela prefeitura da Capital, segundo pesquisa do Datafolha. Ela tem 10% das intenções de voto, atrás de Celso Russomanno (PRB), com 25%, e da também ex-prefeita Marta Suplicy (PMDB), com 10%. O atual prefeito Fernando Haddad (PT) tem a preferência de 8% dos eleitores. O ex-vereador também destacou o bom desempenho dos prefeituráveis Luciana Genro (Porto Alegre) e Marcelo Freixo (Rio de Janeiro), o que, na sua opinião, irá ajudar a impulsionar os nomes do partido na região.

Aldo, que já foi filiado ao PT, fez ataques ao partido, frisando escândalos como o Mensalão e Petrolão. “Por outro lado, o PT ainda tem militância de base muito importante, que nós queremos dialogar e trazer para o nosso lado, pois são pessoas que têm um projeto de vida. A cúpula, não. A cúpula já mostrou a que veio.” Questionado sobre a possibilidade de a crise de imagem do PT afetar as candidaturas de esquerda, ele não demonstrou preocupação. “Até porque, o PT já não é mais de esquerda, é partido que está no campo de centro-direita.”

O candidato, cujo vice na chapa será o professor Francisco Fagundes, também fez críticas aos outros dois principais concorrentes em São Bernardo: Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS). “Não queremos pessoas que tiram merenda das crianças nem um candidato que tira selfie com o Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara dos Deputados) e que só mente”, alfinetou.

Sobre seu projeto de governo, Aldo promete “ir para cima da burguesia e dos patrões e ajudar os sem terra, sem teto, a juventude e a todos os excluídos pelo capitalismo”. “Não é possível uma cidade como São Bernardo, com quase R$ 6 bilhões de Orçamento, não estar efetivamente compromissada com os que mais precisam. Não queremos a cidade da elite, queremos a cidade da população, fundamentalmente a população carente. Entendemos que a cidade tem que voltar a ser feliz. Por isso, o lema da nossa campanha é avançar para a ‘feliz cidade’.”

Sem coligação, o Psol deverá lançar cerca de 30 candidatos a vereador. O nome mais conhecido entre os postulantes ao Legislativo é o do líder comunitário Benedito da Silva Lemes, o Ditinho da Congada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;