Internacional Titulo
Um em cada cinco CDs vendidos no mundo é pirata
Do Diário do Grande ABC
14/06/2000 | 13:25
Compartilhar notícia


Um em cada cinco CDs de música vendidos no mundo no ano passado era uma versao pirata, de acordo com um estudo da Federaçao Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) publicado na Gra-Bretanha nesta quarta-feira.

Em 1999, mais de 500 milhoes de CDs piratas foram vendidos e pelo menos 25 milhoes de arquivos piratas estao disponíveis para troca na Internet, disse a Federaçao.

Os números sao um pouco menores do que os dois bilhoes de CDs e cassetes vendidos em 1998, depois de um queda nas vendas de cassetes causada pelos problemas econômicos na América Latina, Sudeste da Asia e Leste europeu.

De acordo com a IFPI, as vendas oficiais sao ultrapassadas pelas ilegais em 19 países.

O Leste europeu e a América Latina têm os maiores índices de pirataria doméstica, enquanto o Sudeste da Asia tem a maior capacidade de produçao para abastecer os mercados piratas.

O chairman da IFPI, Jay Berman, disse que o problema está "se diversificando rapidamente". Mas, acrescentou que "em todas as suas formas, a pirataria pode ser combatida se houver vontade política, leis e meios para tal".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;