Palavra do Leitor Titulo Artigo
Smart cities geram qualidade de vida
Do Diário do Grande ABC
14/07/2016 | 08:26
Compartilhar notícia


Artigo

Atualmente 3,9 bilhões de pessoas vivem em áreas urbanas. No Brasil, o cenário reforça a intensificação deste processo de urbanização, já que 85% da população vive em áreas urbanizadas. Essa grande concentração de pessoas em um mesmo espaço demanda infraestrutura capaz de garantir serviços públicos com qualidade. Nesse sentido, é imperativo que a administração pública realize a gestão dessas atividades de forma eficiente, priorizando a melhoria da qualidade de vida do cidadão. A busca por tecnologias que proporcionem às cidades serviços inteligentes é saída para enfrentar esse desafio.

Alguns municípios já contam com soluções inteligentes que beneficiam diretamente a população. Na cidade de Maringá, no Paraná, semáforos inteligentes funcionam de acordo com o fluxo de carros na via. Um dos projetos mais conhecidos do País está em Águas de São Pedro, no Interior paulista, escolhida para ser a primeira cidade digital brasileira e palco de diversas soluções tecnológicas nas áreas de Educação, Saúde, iluminação pública e Segurança. A primeira tecnologia implantada para torná-la inteligente foi o estacionamento público, no qual foram instalados sensores ópticos nas ruas que sinalizam em tempo real a disponibilidade de vagas para estacionar, por meio de aplicativo de celular ou tablet.

Na área de Educação a adoção de soluções inteligentes possibilita a criação de salas digitais para melhoria do aprendizado e engajamento dos estudantes, que integram desde a lista de presença até o plano de aula do ano letivo. Já na Saúde, ferramentas e-health aprimoram a assistência aos pacientes, além de outros benefícios como prontuário eletrônico, agendamento de consultas on-line e saúde domiciliar. Com a integração das soluções inteligentes, é possível cruzar os dados e entender o que acontece em situações específicas. Por exemplo, se um aluno teve baixo desempenho em prova de História, por meio dos indicadores é possível saber se ele estava presente no dia em que o conteúdo foi apresentado em sala de aula e, em caso negativo, qual o motivo, se estava hospitalizado, com algum problema em sua moradia etc. Esse é o grande objetivo dos projetos de cidades inteligentes.

As soluções inteligentes otimizam os serviços públicos por meio de gestão analítica das informações sobre onde os recursos estão sendo consumidos. Esses dados possibilitam melhor monitorização e gestão por parte do município e permitem que os cidadãos façam utilização mais consciente da infraestrutura existente. Cidade inteligente utiliza a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando nova maneira de viver na cidade.

Bruno Musa é CFO da empresa Tacira.

Palavra do leitor

Estacionamento
Sou idoso. Possuo o cartão de identificação dessa condição, e tenho usado os espaços onde se cobra o estacionamento rotativo de Santo André. Há meses, desde a implantação da gratuidade para idosos, venho fazendo uso dessa prerrogativa, sempre colocando a identificação. Orientado por agente, sempre me foi informado não haver restrições quanto a horário. Cheguei a deixar o veículo por muito mais de duas horas. Todavia, hoje, ao estacionar o carro na Rua Monte Casseros, defronte ao nº 275, Santo André, ao voltar para retirá-lo, às 15h32, notei a existência de envelope amarelo com aviso de cobrança de tarifa. Ao procurar o agente, fiz ver a ele que nunca tal cobrança me foi solicitada. Ele, com muita arrogância, sem considerar minha condição de idoso, não me tratou com o devido respeito, dizendo que seus colegas agentes não haviam se comportado com a devida competência, quando me orientaram. Passando para o lado jurídico, o auto é completamente ilegal, sem constarem o horário em que estacionei, a lei que autorizou a gratuidade, a pseudorrestrição das duas horas, a notificação com prazo para recurso nem a que autoridade recorrer, além de outras ilegalidades.
José Bueno Lima
Santo André

Uniformes
Estamos em julho e só agora foram entregue os uniformes na Emei Viriato Correia, Rudge Ramos. Ao contrário da moral de alguns gestores públicos, pé de criança cresce, e rápido. Quer dizer, os tênis não servem mais, estão apertados. Aonde foram parar o dinheiro para compra dos uniformes e a entrega no tempo certo?Agora, para torrar dinheiro com coisas inúteis, tais como essa estrovenga de museu que homenageia, para dizer o mínimo, um suspeito de roubo, aí sim tem. A administração de São Bernardo é uma vergonha.
Nelson Mendes
São Bernardo

Farol baixo – 1
Absurdo de normas. Já era esperado esse absurdo do uso da luz baixa nas estradas durante o dia. Já foram aplicadas mais de 300 multas em dois dias no Sistema Anchieta-Imigrantes. Imaginem a soma arrecadada em 30 dias! Isso se chama galinha de ovos de ouro, roubo na cara dura, fábrica de multas, desgoverno total, a corrupção corre solta. Alguém viu ou percebeu alguma diferença, ou mais segurança nas estradas, com faróis baixo ou alto? Viram mudanças com essas normas furadas? Nunca vi nenhuma blitz orientando motoristas; eles param é para multar.
Antonio Carlos de Souza
Santo André

Farol baixo – 2
Além dos problemas com as multas de trânsito, agora enfrentamos mais uma mina: faróis acesos durante o dia. Gostaria de saber onde e quantos países têm esta lei em vigor e, baseado em estatística, acham que podem diminuir os acidentes. Já sabemos que quando está nublado e com serração devemos estar com faróis acesos. Por favor, alguém me esclareça.
Alexandre Halas
Santo André

Candidatos
Li na íntegra a entrevista do deputado Alex Manente ao Diário (Política, dia 10) e achei muito desconexa. Ele será candidato a prefeito ou a presidente do Brasil? Para fazer tudo o que ‘pretende’, parece que não entendeu a nossa crise. Queremos soluções para agora, e não para 2050. Ele falou que está há 1 ano e 6 meses no mandato e até acho que está indo bem. Agora, se candidatar a prefeito já é trair seu eleitorado. Por que sair agora que o País precisa dele? E ainda me apresenta as propostas do deputado Orlando Morando, que foi quem trouxe a ideia do ‘Metrô Livre’, entre outras coisas boas para São Bernardo. Manente anda dizendo que tem apoio do governador Geraldo Alckmin, mas não acredito! Diz agora o deputado que só se candidatou por causa do Marinho? Deputado Orlando, não aceite o Mauricio Soares como seu vice, isso é tudo armação entre PT e Manente.
Nilzete Oliveira
São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;