Política Titulo Editorial
Grande ABC nos trilhos
Do Diário do Grande ABC
14/07/2016 | 08:25
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


A notícia que chega de Brasília é auspiciosa. O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), garantiu a interlocutor do Grande ABC, o deputado federal Alex Manente (PPS-São Bernardo), que o processo autorizando a liberação de financiamento internacional para as desapropriações da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará a região à Capital, foi retomado. De acordo com o auxiliar do presidente interino Michel Temer (PMDB), há possibilidade de que até o fim do ano o governo estadual contraia o empréstimo de US$ 182,7 milhões.

É evidente que o vaivém do projeto do Metrô, que uma hora parece estar prestes a ser executado e, na seguinte, é sobrestado por tempo indeterminado, impede a comemoração antecipada da declaração do ministro. Antes de se festejar o anúncio, recomenda a cautela que se aguarde a confirmação da notícia nos moldes ora divulgados. Não deixa de ser, todavia, passo importante no processo de implantação da tão sonhada integração metroviária da região com a Capital. A torcida para que o financiamento internacional se viabilize é grande.

Faz mais de uma década que os moradores do Grande ABC ouvem promessas sobre a chegada do Metrô à região, especialmente em época eleitoral. Nenhum centímetro de trilho foi assentado desde então, mas o compromisso de se trabalhar pela viabilização do projeto, assumido da boca para fora por inúmeros candidatos a cada campanha, já serviu para eleger deputados e prefeitos. É passada a hora de todas as lideranças políticas se unirem e trabalharem de verdade para que o sonho da Linha 18-Bronze se transforme em realidade.

Nenhuma grande cidade do mundo desenvolvido garante o bem-estar da população, no que diz respeito à Mobilidade Urbana, sem investimento maciço em modais capazes de atender a contingentes elevados de passageiros com segurança, rapidez e conforto. Que o ministro Bruno Araújo se esforce pessoalmente para, finalmente, colocar a região nos trilhos do Metrô. É o que as sete cidades esperam. Há muito, muito, tempo!  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;