Economia Titulo
IPC registra inflaçao de 0,31%
Do Diário do Grande ABC
12/04/2000 | 16:56
Compartilhar notícia


A Fundaçao Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) reduziu sua projeçao da inflaçao para este ano de 6% para 5,5% na cidade de Sao Paulo. A revisao se baseou na mudança de expectativa com relaçao às cotaçoes do petróleo, que nao deve ter nos próximos meses os aumentos estimados anteriormente e podem entao inibir novos reajustes da gasolina. Outro fator que pesou para a revisao da estimativa foi os resultados mais positivos de outros índices de inflaçao, como o IGP-M da Fundaçao Getúlio Vargas e do IPCA, do IBGE, que servem de base para o reajustes das tarifas públicas e alguns preços do setor privado.

O coordenador do Indice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fipe, Heron do Carmo, explicou que, no caso da gasolina, seria necessário haver um aumento de preços superior a 20% para que a previsao inicial de 6% em 2000 fosse mantida. Também nao teremos este ano, segundo Heron, a mesma pressao dos hortifrutigranjeiros na entressafra, em outubro e novembro. No ano passado, os preços destes produtos foram muito afetados pela desvalorizaçao cambial e pela estiagem.

A previsao da Fipe para abril, de 0,30%, foi mantida. A elevaçao de 0,7 ponto sobre o IPC de março se deve principalmente ao aumento dos preços de Vestuário, em funçao da chegada da coleçao outono-inverno, e a uma queda menor dos alimentos. Estas altas devem ser compensadas, na previsao de Heron, pela menor pressao dos combustíveis.

Na primeira quadrissemana deste mês, o IPC registrou alta de 0,31%, refletindo ainda os aumentos da gasolina, que subiu 5,21%, e de alguns alimentos in natura. O tomate registrou uma alta de 40,26% no período e a cebola, 13,40%. Os dois produtos tiveram um peso de 0,10 no índice. O item Alimentaçao, que inclui ainda os industrializados, os semi-elaborados e a alimentaçao fora do domicílio, teve uma queda de 0,22%. Habitaçao subiu 0,34%; Transportes, 1,20%; Despesas Pessoais, 0 24%; Saúde, 0,18%; Vestuário, 0,08%; e Educaçao, 0,38%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;