Política Titulo
Dependência do Legislativo

Todo início de legislatura é a mesma coisa: os presidentes das Câmaras e os integrantes das mesas diretoras adotam discurso de independência ao Poder Executivo

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
01/07/2016 | 07:09
Compartilhar notícia


Todo início de legislatura é a mesma coisa: os presidentes das Câmaras e os integrantes das mesas diretoras adotam discurso de independência ao Poder Executivo. Querem mostrar que terão conduta isenta diante dos interesses dos prefeitos. Mas, na prática, os vereadores que comandam as Casas de Leis escancaram total subordinação e obediência aos prefeitos. Seja para terem suas indicações e proposituras atendidas pela administração, seja para terem cargos e outros privilégios. O posicionamento público sobre o mérito dos projetos a serem votados é natural da atribuição dos parlamentares. Mas a atuação vai muito além disso, com relacionamento estreito junto aos meandros das prefeituras. E quando esse vínculo extrapola a política e passa a quebrar regras legais, o Poder Judiciário entra em ação. Justamente os vereadores, que deveriam zelar pela aplicação das leis, são os responsáveis por infringi-las. Dois exemplos desses desmandos ocorreram recentemente. Com dez assinaturas para abertura da CPI do Imasf, o Legislativo de São Bernardo não deu andamento à investigação. A Justiça, por sua vez, determinou o início da apuração, por considerá-la direito de minoria. Já na Câmara de Ribeirão Pires, a CPI da Saúde foi aprovada há nove meses, mas o presidente da Casa, José Nelson de Barros (PMDB), engavetou a averiguação. A Justiça, outra vez, interveio e mandou o peemedebista dar andamento no processo. A tal independência, portanto, não passa de uma falácia. E janeiro começa mais uma legislatura...

Novidade em Mauá
O tenente-coronel da Polícia Militar Paulo Barthasar Júnior inicia processo de inatividade junto à corporação para entrar na reserva, após 35 anos de serviços prestados. Nesse período, passou pelas sete cidades do Grande ABC e recebeu as três mais importantes condecorações. Agora, prepara-se para “outro capítulo” de sua trajetória. Barthasar deve usar seu conhecimento e sua experiência na área de Segurança e atuar na política. Já é sondado por “grupo novo” da cidade de Mauá. “Vamos avaliar com calma os próximos passos, pois temos nome a zelar, com três décadas e meia de atividade sem qualquer mácula”, pondera – militares, da ativa ou da reserva, têm prazos diferenciados para filiação partidária.

Inovação
O pré-candidato ao Paço de Santo André pelo PSDB, Paulinho Serra, fez ontem transmissão ao vivo pelo Facebook e debateu com a população a formulação de seu plano de governo. Segundo a coordenação da campanha do tucano, foi o primeiro pleiteante a prefeito da cidade a fazer esse tipo de iniciativa. Em 30 minutos – das 19h às 19h30 –, 2.800 pessoas acessaram o vídeo e 150 fizeram perguntas. “Procuramos nos comunicar com a população das mais diversas formas. A internet é uma delas e tem grande potencial”, discorre Paulinho.

Causa animal
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, de maneira unânime, projeto de lei do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo, que determina que donos de animais flagrados maltratando pets fiquem impedidos de continuar com gatos ou cachorros por um prazo de cinco anos. A medida, segundo o tucano, foi inspirada depois da repercussão de agressão de um morador de São Bernardo a uma cadela no ano passado. “As próprias entidades de proteção animal podem ficar com a guarda do animal agredido ou encaminhar para o centro de zoonoses mais próximo para adoção”, afirma o tucano. As denúncias podem ser endereçadas à Dicma (Delegacia de investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;