Política Titulo Márcio estava no páreo
Lauro encaminha Maridite como vice na eleição

Prefeito de Diadema deverá anunciar tucana como companheira de chapa nos próximos dias

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), encaminhou a escolha da vice em sua chapa de reeleição e nos próximos dias deve anunciar a ex-vereadora Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB), mulher do ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos (PSDB), como companheira nas urnas.

Desde sexta-feira, reuniões do núcleo duro do governo foram feitas para alinhavar o acordo. A princípio reticente, Maridite deu sinais para o verde de que está disposta a ser vice no projeto governista.

Com a escolha, Lauro ratifica o PSDB como seu maior parceiro eleitoral, já que ele conduziu coligação proporcional entre PV e PSDB na eleição para vereador e se empenhou pessoalmente na eleição de José Dourado (PSDB) para presidência da Câmara no biênio 2015-2016. Além disso, contempla Zé Augusto, que buscará reeleição de vereador em outubro.

O próximo passo será conter descontentamento do vereador Márcio da Farmácia (PV). O parlamentar foi colocado no jogo para ser vice pelo próprio prefeito, que até o mês passado via resistência de Maridite em retornar à vida pública. Lauro chegou a confidenciar que Márcio deveria ser vice devido às sucessivas negativas da tucana. O vereador já dizia pelas ruas de Diadema que teria objetivo eleitoral diferente neste ano. O Diário apurou que o verde não recebeu bem a notícia de que foi preterido na concorrência.

Maridite foi candidata à Prefeitura de Diadema em 2012. Recebeu 21.388 votos (9,48% do total de válidos) e foi determinante para que houvesse segundo turno entre Lauro e o então prefeito Mário Reali (PT). Na etapa final, declarou apoio ao verde e convenceu o marido a fazer o mesmo – Zé Augusto e Lauro haviam rompido politicamente em 2010, quando o tucano não conseguiu reeleição de deputado estadual e culpou o então vereador pelo fracasso. A aliança resultou na vitória de Lauro, no fim da hegemonia petista e a reedição da lua de mel política entre o prefeito eleito e Zé Augusto – tanto que, durante três anos e meio, o ex-prefeito teve carta branca para gerir a Secretaria de Saúde no município.

Questionado sobre o acordo, Lauro fez mistério. “Ainda não está definido”. No mês passado, ele admitiu que a disputa estava entre Maridite e Márcio da Farmácia. Antes, se envolveu em briga pública com o coordenador regional do PSDB, Márcio Canuto, por não assegurar a vice aos tucanos. Canuto disse que havia acordo antigo de Lauro para a parceria eleitoral, algo que o verde sempre negou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;