Esportes Titulo
S.Caetano é descartada
como subsede da Copa
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
14/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O ministro do Esporte, Orlando Silva, descartou ontem São Caetano da lista de cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ao ser perguntado sobre as reais condições dos municípios da região receberem alguma seleção, ele afirmou que apenas Santo André e São Bernardo têm chances em potencial.

"Tenho plena fé que Santo André ou São Bernardo estará entre as escolhidas", afirmou o ministro, após participar juntamente com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, no Ginásio Poliesportivo, da cerimônia de homenagem à delegação campeã dos Jogos Regionais, disputados no mês passado em Santo André. A cidade de São Bernardo ficou em primeiro lugar após 38 anos.

Ao ser questionado pelo Diário por que não citou São Caetano, o ministro se esquivou: "Isso é com o comitê (organizador), tem a ver com não-cumprimento de prazos", afirmou.

Perguntado a respeito, o prefeito Luiz Marinho comentou: "O ministro não citou São Caetano porque a cidade não cumpriu algum dos prazos do comitê organizador. Por isso, não foi aprovada", explicou.

Procurado, o secretário de Esportes de São Caetano, Gilberto Costa, não retornou as ligações.

 

HOTÉIS

Marinho admitiu que a rede hoteleira é o maior empecilho da cidade na disputa, mas prometeu que até o fim do ano o problema será equacionado. O anúncio é a arma que pretende usar para sair na frente da concorrente Santo André. " Não sei quantos hotéis, se dois, se um. Sei que será o suficiente para a demanda e que até o fim do ano vamos anunciar. Isso posso garantir."

 

SEM DATA

Orlando Silva não adiantou quando será o anúncio das subsedes. Reafirmou apenas que cerca de 100 cidades estarão à disposição para a escolha das seleções. "Ainda não há data, mas queremos que seja até o fim deste ano, até para que as cidades cuidem dos detalhes."

O ministro mais uma vez foi evasivo e não cravou São Paulo como sede da abertura do Mundial. "O que posso dizer é que as obras dos estádios seguem um cronograma e que esse cronograma está sendo cumprido. Não posso dizer quem será escolhido, porque aí estaria fazendo campanha para essa cidade. O que sinto é que o governado Geraldo Alckmin está se empenhando muito para que São Paulo seja escolhida."

Orlando Silva Também evitou saia-justa ao falar da manifestação na Capital cobrando a saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF. "Manifestação é parte da democracia e tem de ser aproveitada para algo construtivo."

O anúncio da cidade que sediará a abertura da Copa deve acontecer em outubro.

 

Ministério vai ajudar Marinho na reforma do Estádio 1º de Maio

A cidade de São Bernardo vai receber apoio do Ministério dos Esportes para retomar a reforma do Estádio 1º de Maio. Foi o que revelou ontem o ministro do Esporte, Orlando Silva durante a homenagem aos campeões dos Jogos Regionais.

O ministro e o prefeito Luiz Marinho não deram detalhes da obra nem o valor que será empregado. "Recebemos pedido, vamos analisar o projeto e ajudar no que for preciso", resumiu Orlando Silva.

O ministro do Esporte disse não ter recebido pedido de ajuda de Santo André e São Caetano, que também visam reformar, respectivamente, os estádios Bruno Daniel e Anacleto Campanella. "Não conheço nenhum protocolo no ministério de pedido de ajuda, tampouco alguém das prefeituras falou diretamente comigo", disse.

O Bruno Daniel ainda está em reforma. As arquibancadas cobertas foram demolidas e a previsão é de que sejam construídos outros vestiários e sala de imprensa. O Anacleto passou por minirreforma em 2009 com a reconstrução da marquise das cadeiras cobertas. Faltam ainda a demolição e reconstrução da arquibancada amarela, interditada há quatro anos e meio, e a reforma dos vestiários.

O prefeito Luiz Marinho não definiu prazo para a entrega do Centro de Desenvolvimento do Handebol e de Excelência no Atletismo. "Estamos agendando reunião com a Caixa Econômica Federal para definir recursos e iniciar as obras do Centro de Handebol. Quanto ao Centro de Atletismo, devemos entregar no início de 2012."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;