Política Titulo
Pesquisa tucana coloca Reali em 4º lugar na eleição
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/07/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


Pesquisa encomendada pelo PSDB de Diadema apontou o prefeito Mário Reali (PT) somente na quarta posição na avaliação espontânea na corrida eleitoral do ano que vem. O estudo mostrou o ex-deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB) na primeira colocação, seguido do ex-prefeito e atual deputado federal José de Filippi Júnior (PT), e do vereador Lauro Michels (PSDB).

Apesar do quadro aparentemente desfavorável, o posicionamento de Reali não incomodou a alta cúpula petista. Para o presidente do PT de Diadema, Josemundo Queiroz, o Josa, pesquisas eleitorais neste momento não refletem verdadeiro potencial dos candidatos nas urnas. "Nem temos todos os nomes definidos, então não tem como mensurar o desempenho do Mário ou de qualquer outro".

Josa questionou a credibilidade do estudo e classificou a avaliação como "tendenciosa". "Parece mais pesquisa de feira. Eles (PSDB) devem ter colocado uma banca na feira e foram perguntando para as pessoas. Pesquisa não se faz assim. Tem de ter credibilidade, metodologia e instituto sério. É uma pesquisa totalmente tendenciosa".

Apesar do desdém do PT, o levantamento endossa preocupação de militantes petistas com relação ao desgaste político de Reali. Muitos partidários do prefeito creem que ações como terceirização da Empresa de Transporte Público de Diadema, venda da Saned para Sabesp ou queda de braço contra o Sindicato dos Servidores Públicos resultariam em perda de votos. Segundo Josa, o PT irá realizar estudo próprio no fim do ano para mensurar as condições eleitorais da legenda em Diadema.

A avaliação também foi tratada com cautela pelo próprio PSDB. O presidente tucano de Diadema, vereador José Dourado, não se animou com a dianteira de Zé Augusto. "Ver o Zé na frente nas primeiras pesquisas é recorrente. Nosso problema é sempre com o gás na reta final. Sempre ficamos no vermelho, sem condições financeiras de engatar a campanha e morremos na praia. Não vamos nos iludir com esse tipo de pesquisa agora".

Dourado foi comedido ao falar sobre o desempenho de Lauro Michels, que pretende deixar o PSDB para lançar candidatura própria a prefeito - PV e PSD surgiram como opções. No entanto, aproveitou para criticar a quarta posição de Reali. "Isso mostra que o povo não conhece a gestão dele. Se conhece, não gosta. É uma posição lamentável", analisou.

Para o tucano, Reali paga a conta de más administrações petistas no município. "O fato de o Filippi estar em segundo mostra que ele não fez medida impopular, mas empurrou os problemas para seu sucessor, que foi o Mário. O atual prefeito foi praticamente obrigado a fazer medidas impopulares e a conviver com problemas financeiros. O pior de tudo é que ele não tem nem como culpar alguém, porque foi uma herança maldita deixada pelo próprio partido dele, o PT".

Entre os outros nomes citados na pesquisa estão Márcio Giudicio, o Márcio da Farmácia (PSDB), o vice-prefeito Gilson Menezes (PSB), os vereadores Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), Laércio Soares (PCdoB), Wagner Feitoza, o Vaguinho (PSB), e o ex-parlamentar Ricardo Yoshio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;