A expectativa é de que o Brasil, que abriga hoje cerca de 50% dos internautas do continente com 3,8 milhoes de pessoas conectadas, terá nove milhoes de internautas em 2003. Além de debaterem a intensa concorrência entre os provedores de acesso à Internet, que como no Brasil já inclui o serviço gratuito, os participantes do evento ressaltaram que no que se refere ao comércio eletrônico, as empresas norte-americanas tomaram a dianteira.
"As empresas do continente certamente vao tomar a iniciativa de oferecer os produtos via Internet, mas o fator preocupante é que cerca de 75% dos US$ 170 milhoes vendidos em 1998 nao tenham ficado na América Latina", disse Luis Samra, diretor da Star Media Network. "Esse dinheiro foi para outros países, principalmente para os Estados Unidos." Dos US$ 8 bilhoes de faturamento em vendas pela Internet previstos para o ano 2003, apenas cerca de US$ 1,3 bi serao obtidos através da venda direta para os consumidores. "O resto será através de operaçoes comerciais entre as empresas", disse Andre Vanyi Robin, presidente da Miami Internet Alliance e presidente da Visualcom.
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