Esportes Titulo
São Paulo vence a 10ª e afunda o Botafogo
Do Diário OnLine
17/11/2002 | 21:17
Compartilhar notícia


O São Paulo ampliou um recorde, confirmou com vitória a condição de melhor time da primeira fase do Brasileirão e, de quebra, ainda empurrou o Botafogo para a segunda divisão. Neste domingo, em Caio Martins (Niterói), o Tricolor fez 1 a 0 no alvinegro do Rio e chegou a 52 pontos. Isolado no 1º lugar, o São Paulo enfrenta o Santos (8º) nas quartas-de-final. No outro extremo da tabela ficou o Botafogo, que terminou a primeira fase com 25 pontos (uma vitória a menos que o Gama, penúltimo colocado) e amargou o último lugar.

Foi a décima vitória seguida do São Paulo, resultado que amplia um recorde do clube. No Brasileiro de 1986, conquistado pelo próprio São Paulo, o Tricolor do Morumbi emplacou oito vitórias consecutivas.

A primeira fase do time de Oswaldo de Oliveira foi irrepreensível: melhor aproveitamento (conquistou 69,3% dos pontos disputados), melhor ataque (57 gols), maior saldo (22 gols), mais vitórias conquistadas (16), menor número de derrotas (cinco) e o artilheiro da competição (Luiz Fabiano, com 18 gols, ao lado do gremista Rodrigo Fabri). Já o Botafogo, campeão Brasileiro de 1995, teve o pior ataque da competição (24 gols marcados) e o pior saldo da competição (negativo em 15 gols).

Nem atrasar o início da partida em 20 minutos, para ter um panorama dos outros jogos da rodada, ajudou o Botafogo a sair da segundona.

Líder garantido mesmo com a derrota, o técnico Oswaldo de Oliveira colocou um time de reservas em campo, atendendo a suspensões e poupando atletas titulares. Precisando vencer, o Botafogo se lançou à frente desde o início e pressionou o mistão do São Paulo. Tanto que o time da casa colocou três bolas na trave do visitante e obrigou o arqueiro são-paulino Roger a ter uma atuação de gala.

O gol solitário da partida saiu só no segundo tempo. Melhor postado em campo, o São Paulo segurou a pressão do Botafogo e começou a arriscar mais nos contra-ataques. Aos 10 minutos, Dill arrancou pela ponta esquerda e teve de chutar duas vezes para superar o goleiro Carlos Germano, fazendo 1 a 0.

O São Paulo enfrenta nas quartas-de-final o Santos, oitavo colocado na primeira fase. O primeiro jogo será no próximo domingo (dia 24), na Vila Belmiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;