Política Titulo
Ivan negocia migrar do PSB para o PT em Mauá
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/07/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


Temeroso com a debandada que se anuncia no PSB de Mauá, o vereador Osvanir Carlos Stella, o Ivan (PSB), tem mantido contato frequente com o PT para tentar migrar à legenda que hoje administra a cidade.

Segundo comenta-se nos corredores da Câmara, a avaliação do parlamentar seria que o PSB não conseguiria votos suficientes para garantir cadeira na Casa na eleição do ano que vem. Tudo porque os vereadores Alberto Betão Pereira Justino, Ozelito José Benedito e Luiz Alfredo dos Santos Simão ensaiam deixar a sigla, enfraquecendo o potencial eleitoral do PSB.

Betão deve se filiar no PTdoB, partido que tem como nome forte Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra, candidato derrotado em 2008. Já Ozelito ensaia lançar candidatura própria a prefeito e está praticamente definido com o PTB. Simão, por sua vez, teve seu nome comentado no PMDB, que deverá referendar chapa da deputada estadual Vanessa Damo à Prefeitura de Mauá.

Por conta dessa movimentação, Ivan - que recebeu 3.162 votos em 2008 - teria dificuldade em se reeleger devido ao quociente eleitoral. Há três anos, cada cadeira no Legislativo custou aproximadamente 13 mil votos ao partido. Para 2012, a projeção é que haverá diminuição para 9 mil sufrágios por vaga de vereador. Apesar dessa queda, o PSB poderia não conquistar votos suficientes para assegurar pelo menos um posto na Casa.

O presidente do PT de Mauá, Leandro Dias, desconversou sobre negociações diretas com Ivan, porém ressaltou que há articulações para formalizar coligação com o PSB. "Conversei há algum tempo com o Carlos (Thomaz, presidente do PSB e secretário de Segurança Pública) sobre oportunidade de coligação. Seria interessante para os dois lados. Sobre o Ivan, é especulação, mas o PT não vai fechar as portas para nenhum quadro que a gente entenda que agregue ao partido."

A estimativa petista é conquistar pelo menos seis cadeiras no pleito do ano que vem, já que a Câmara contará com 23 vereadores a partir da próxima legislatura. "O que colocamos no partido é que precisamos ter bons nomes para ter boa bancada. Teremos um candidato a prefeito forte (o atual prefeito Oswaldo Dias tentará reeleição) e o PT vive momento muito bom na cidade. Por isso não vamos excluir ninguém, nem mesmo o Ivan", comentou.

A equipe do Diário tentou contatar Ivan, que não atendeu os telefonemas.

 

ACORDO

O PSB disputou a última eleição municipal contra o PT ao lançar Chiquinho do Zaíra. Depois da derrota, o partido iniciou articulações para participar efetivamente da administração de Oswaldo Dias.

O acordo foi selado somente no ano passado, quando Thomaz foi convidado a gerenciar a Pasta de Segurança Pública, vaga desde a morte de Agnaldo Moreira, em maio de 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;