Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Qual é o animal mais rápido dos oceanos?


Nayara fernandes
Especial para o Diário

21/11/2010 | 07:00


O agulhão-vela, também chamado de agulhão-bandeira, é o mais rápido dos oceanos. Seu salto atinge a marca de 110 km/h. Acredita-se que o formato do corpo (com a frente mais fina) é que o deixa mais veloz. Os especialistas descobriram que uma substância que fica sobre suas escamas contribui para que nade mais rapidamente, pois reduz o atrito do corpo com a água.

Esquisitão, ele tem bico que parece espada e nadadeira (órgão ao lado do corpo que dá equilíbrio e ajuda na locomoção) que mede três vezes a altura do corpo. Essa parte lembra a vela de embarcação; daí vem seu nome. Mede cerca de 3 m e pesa, em média, 100 kg. Alimenta-se de pequenos peixes. Para isso, mergulha no meio do cardume e mexe o bico. Esse movimento acaba deixando os peixinhos tontos o que facilita a captura. Como não tem dente, abre bem a boca para engoli-los de uma única vez. O bico também o auxilia a se defender. Entretanto, não é agressivo e só ataca se for ameaçado.

Vive em pequenos cardumes no Oceano Atlântico, bem longe da costa brasileira (a mais de 180 mil m), onde a água é mais quente (entre 21°C e 28°C). É raro encontrá-lo nos meses de frio. Os pesquisadores não sabem para onde vai nessa época. Pode subir em direção ao Nordeste ou migrar para a costa da África.

Consultoria de Carlos Alberto Arfelli, do Instituto de Pesca de São Paulo.

Outros Rápidos - O peixe-espada também é maratonista da água, chegando a nadar a 96 km/h. Outros animais marinhos velozes são a orca, que nada a 55 km/h, e o tubarão-mako, que atinge 50 km/h.

A ave mais rápida é o falcão-peregrino. Durante seus mergulhos do céu em direção à superfície terrestre, alcança 360 km/h! Além de veloz, essa ave de rapina tem excelente visão: consegue enxergar um coelho a 3.500 metros de altura.

O antilocapra atinge 98 km/h. É herbívoro, vive em manadas entre algumas áreas do México, Canadá e Estados Unidos. Menor do que o antílope, pesa entre 35 Kg e 60 kg, tem par de chifres com cerca de 30 cm de comprimento e pelo castanho.

O leão pode ser o rei da selva, mas a leoa é mais rápida do que ele, atigindo a velocidade de 81 km/h em distâncias curtas. Embora o macho seja mais forte, também gasta mais energia e sua juba aquece o corpo, deixando-o exausto mais cedo.

A gazela-de-thomson, que vive na savana africana, pode correr a 70 km/h por cerca de 15 minutos e há registros de velocidades superiores a 100 km/h, ao escapar de predadores, como o guepardo. Tem chifres e alimenta-se de gramíneas.

O gnu, que lembra a mistura de boi e cavalo, corre a 64 km/h, porém alguns já atingiram 80 km/h. Habita a savana africana, onde é vítima de leão, leopardo, guepardo e hiena. Vive em grandes bandos. Todos anos, migra em busca de comida e água.

Guepardo é o mais veloz terrestre - O guepardo, conhecido também como chita pelos africanos, é o animal terrestre mais rápido do planeta. Em distâncias curtas, atinge 110 km/h, velocidade máxima permitida em muitas rodovias brasileiras. Seu corpo é esguio e aerodinâmico, como os carros esportivos. Pesa no máximo 65 kg, tem pernas longas, tórax largo e coluna flexível, cabeça arredondada e patas com ranhuras. Mas não consegue manter a velocidade por muito tempo, quando o leão, o antílope, a zebra e o gnu, que também são ágeis, podem ultrapassá-lo.

O desempenho é superior ao de atleta olímpico. No Zoo Cincinnati, nos Estados Unidos, a fêmea Sara percorreu 100 metros em apenas 6,13 segundos, enquanto o campeão jamaicano Usain Bolt levou 9,58 segundos para fazer o mesmo no Mundial de Atletismo de 2009.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;