Nacional Titulo
Governo lança campanha contra abuso sexual infanto-juvenil
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
11/02/2003 | 15:22
Compartilhar notícia


O governo federa vai lançar, durante o Carnaval, uma intensa campanha com ações repreensivas e educativas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. O programa foi discutido nesta terça-feira durante uma reunião na sede do Ministério da Justiça, coordenada pelo ministro Márcio Thomaz Bastos.

Durante o feriado, o governo fará uma grande mobilização para conscientizar a sociedade sobre o problema, distribuindo material educativo a turistas em portos, aeroportos e estradas. Serão convocados para participar da campanha policiais estaduais, federais e rodoviários, além da Interpol.

Para a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Emília Fernandes, a realização da campanha durante o Carnaval é importante porque, normalmente, as músicas e os meios de comunicação expõem e exploram muito a figura da mulher. “Apresentamos uma série de alternativas que precisam ser trabalhadas, na área da saúde da mulher, como a gravidez precoce, e na educação, discutindo os currículos para que seja trabalhada a relação da sexualidade, na questão de gênero e o combate à discriminação”, disse.

No encontro desta terça, foi discutido ainda um projeto de combate à exploração sexual infanto-juvenil a longo prazo. O minstro da Justiça pediu que cada Ministério indique um funcionário para participar de um fórum perrmanente no qual serão traçadas políticas públicas de longo prazo que reduzam o abuso de crianças e adolescentes.

Segundo Thomaz Bastos, o programa tem de ser articulado, de modo que não se percam esforços, não se dupliquem iniciativas e que se possa coordenar uma ação que leve, em um prazo marcado, à erradicação do problema no Brasil.

Segundo o ministro, esse foi o sentido da reunião, e a mensagem que ficou aqui dos organismos internacionais. "Nós vamos executar o projeto com empenho e mobilização de todo o governo, seja do lado da repressão, da prevenção ou da inclusão".

Participaram do encontro, entre outros, os ministros Cristovam Buarque (Educação), Jacques Wagner (Trabalho e Emprego), Gilberto Gil (Cultura), Benedita da Silva (Promoção e Assistência Social), além do assessor especial do presidente da República, Frei Beto, e da secretária Especial de Política para as Mulheres, Emília Fernandes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;