Política Titulo Santo André
Por vice de Grana, PMB abre aliança com Araújo

Ala que detém posto de número dois do PT sugere composição proporcional para acordo

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
24/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Por manutenção do posto de vice na chapa do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), a cúpula do PMB, que hoje detém a vaga de número dois na dobrada, antes atrelado ao PRP, sugere composição proporcional com o PSD, do vereador José de Araújo, e viabilizar acordo eleitoral. O compromisso político ao pleito abriria portas para a aliança pela disputa na Câmara descartada até então pela bancada petista no Legislativo, que deu aval a ajuste com o PDT. Com o possível acerto, o grupo próximo à atual detentora da vaga, Oswana Fameli, sairia na frente para indicar novamente o vice, sendo hoje o nome de José Evangelista, dirigente da legenda, cotado nos bastidores.

A ala de parlamentares do PT, atualmente com cinco representações, considera que a junção com o PSD resultaria na perda de uma cadeira petista. Isso porque a chapa pessedista de vereadores é avaliada como fraca, com poucas alternativas de candidatos, e, ao mesmo tempo, a votação de Araújo – então pelo PMDB, ele obteve 5.303 votos no páreo de 2012, tornando-se o quinto mais bem votado em Santo André – provocaria prejuízo de espaço. Diante da situação, a bancada aprovou a articulação de união com pedetistas. O PMB, por sua vez, tem um assento na Casa, com o vereador Tonho Lagoa. Os dirigentes da sigla da Mulher tentam antecipar o termo e fechar as tratativas.

Tonho admitiu que “existem conversas de conjuntura com essa composição”. Para ele, o pessedista “cabe em qualquer coligação” partidária. “Se chegar a consenso, vai somar, acho que seria interessante”. Já Araújo citou que a situação “ainda está sendo discutida” e minimizou o caso ao afirmar que “não tem nada sacramentado”.

A decisão desta coligação proporcional está sob responsabilidade do próprio prefeito, que concorrerá à reeleição, e tende a ser tomada até o fim da semana que vem. Ao todo, são 11 legendas no arco de alianças. O PT tem convocado reuniões extraordinárias entre os aliados para consolidar as chapas o mais rápido possível e evitar desgaste. Dentro do período, outras siglas da órbita governista buscam parcerias internas com objetivo de reforçar proposta de também entrar na briga para indicar o vice. Grupo de sete partidos, por exemplo, soma forças para sugerir o nome do ex-vereador Tio Donizete Ferreira, enquanto o PDT pode recomendar o advogado Dárcio Arruda Filho.

Evangelista não foi localizado para falar do assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;