Internacional Titulo
Nazistas promoverao encontro no Chile
Do Diário do Grande ABC
19/11/1999 | 16:37
Compartilhar notícia


O grupo nazista Pátria Nova Sociedade disse nesta sexta-feira que realizará um encontro internacional no Chile, apesar de o governo nao ter autorizado a reuniao, marcada para abril. Um comunicado do movimento nazista local enviado à agência de notícias chilena Orbe classificou nesta sexta-feira de "arrogante" o ministro do Interior, Raul Troncoso, que nessa quinta-feira reiterou, em Montevidéu, seu veto à reuniao.

Troncoso também manifestou o desejo do governo de que o encontro nao se realize na clandestinidade.

A nota dos nazistas disse que o congresso será promovido no contexto das liberdades constitucionais e da declaraçao Universal dos Direitos Humanos, que "nao requerem a autorizaçao do governo".

O dirigente nazista Alexis López disse que até julho estavam inscritos para o congresso cerca de 40 líderes nazistas internacionais. O governo do presidente Eduardo Frei reiterou que nao admitirá a reuniao internacional nazista e advertiu que usará, inclusive, a Lei de Segurança Interna do Estado para impedi-la.

Os nazistas locais, que aparentemente sao poucos, iniciaram em fins de junho os trâmites para se registrarem como partido político.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;