Memória Titulo Memória
Os japoneses presentes, 108 anos depois...

Os japoneses cumprimentam a todos com os votos de boas-vindas...

Ademir Medici
18/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Os japoneses cumprimentam a todos com os votos de boas-vindas. Não precisa responder. Basta sorrir e curtir os ensinamentos que esse povo bom têm a nos dar.

Junho pode ser apontado, também, como o Mês da Imigração Japonesa ao Brasil, em alusão à chegada do navio Kasato Maru, o pioneiro, que deu entrada no Porto de Santos no dia 18 de junho de 1908, 52 dias após a partida do Porto de Kobe.

As sete cidades do Grande ABC possuem colônias japonesas fortes. São muitos os japoneses aqui residentes e seus descendentes, em segunda, terceira, quarta, quinta gerações. Daí, os festejos programados.

Quatro câmaras municipais programaram sessões solenes. A de Ribeirão Pires foi ontem, às 19h, em uma das entidades japonesas da cidade, a Kaikan, próxima à Delegacia de Polícia. Em São Bernardo a sessão será hoje, às 15h; Santo André e Mauá farão sessões solenes na mesma data: quarta-feira, às 19h.

A Fundação Pró-Memória de São Caetano abriu e mantém uma exposição virtual que relembra a chegada dos japoneses à cidade: Irashaimase (Seja bem vindo). Está no site www.fpm.org.br.

As câmaras de São Caetano, Diadema e Rio Grande da Serra não têm nada programado. Quem sabe no ano que vem, com os respectivos legislativos renovados...

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Bastos. Elevado a município em 1945, quando se separa de Tupã.

- O nome originou-se da Fazenda Bastos, propriedade de Henrique Bastos. E foi nessas mesmas terras que ocorreu a fundação do município, em 18-6-1928, por Senjiro Hatanaka, enviado pelo governo japonês para procurar terras para receber as levas de imigrantes japoneses.

- Após ciclos de culturas como o café, algodão, sericicultura, a partir de 1957 o município descobriu sua vocação econômica: a avicultura de postura. Bastos, a Capital do Ovo, sede da Festa do Ovo.

Fonte: Prefeitura de Bastos.

Hoje

- Dia do Químico

Santos do Dia

- Santo Gregório João Barbarigo (Itália, Veneza, 1625 – Pádua, 18-6-1697). Cônego de Pádua, bispo de Bergamo e cardeal. Fundou uma imprensa poliglota, uma das melhores que a Itália já teve, escolas populares e instituições para o ensino da religião.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Marina

- Amando de Bordéus

- Isabel da Alemanha

Municípios Brasileiros

- Aniversariam neste dia 18 de junho: Entre Rios do Oeste (PR), Erval Velho (SC), Marzagão (GO), Pato Bragado (PR) e São Miguel dos Campos (AL).

Fonte: IBGE

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 18 de junho de 1986 – ano 29, edição 6162

Manchete – Indústria espera crescer 15% em 1986

Copa do México – França elimina a Itália (2 a 0) e agora enfrenta o Brasil.

Política – O número de eleitores do Grande ABC cresceu 10,1% em relação a dezembro de 1985, passando de 992.468 para 1.092.708 no encerramento do Programa Nacional de Recadastramento.

Música – O cantor italiano Sérgio Endrigo apresenta-se no Restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo.

Em 18 de junho de...

1916 – Continua a greve dos canteiros de Ribeirão Pires, mantendo-se todos em atitude pacífica.

- Um delegado e 40 praças do 1º Batalhão de São Paulo permanecem em prontidão no distrito.

- União Geral dos Trabalhadores realiza comício, à noite, no Largo da Concórdia, em solidariedade aos grevistas de Ribeirão Pires.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva russa: tomada do bosque de Rostock.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, entrevista com Érica Nogueira Freitas Silva, presidente da entidade social Todo Mundo Feliz. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Serestas, serenatas e seresteiros – nono programa da série. Quem adianta a pauta do programa é Milton Parron, responsável pelo Cedom (Centro de Documentação e Memória da Band), produtor e apresentador de Memória:

- Ataulfo Alves (Mirai, MG, 1909 – Rio de Janeiro, 1969). Aos 8 anos já escrevia versos, mas somente aos 24, já morando no Rio de Janeiro, onde trabalhava como ajudante de farmácia, é que seu talento de compositor começou a ser conhecido do grande público graças a duas gravações feitas em 1933, uma na voz de Almirante denominada Sexta Feira e a outra por Carmen Miranda, Tempo Perdido.

- Se havia perdido muito tempo, Ataulfo tratou de recuperá-lo e se entregou de vez à música como autor e, também, como intérprete. Sua discografia alcançou 320 composições gravadas por ele e pelos mais importantes nomes da MPB.

- São incontáveis os sucessos: Ai que Saudades da Amélia e Atire a Primeira Pedra, ambas em parceria com Mario Lago; Errei, Erramos; Laranja Madura; Leva Meu Samba; Meus Tempos de Criança; Mulata Assanhada; Na Cadência do Samba; Pois É; Sei Que é Covardia; Vai, Mas Vai Mesmo.

Neste programa, sua luta para ter reconhecido o talento artístico, as portas que se fecharam e aquelas que se abriram, suas amizades e os seus amores, seus maiores sucessos interpretados de viva voz.

- Por causa do futebol, o programa irá ao ar a 1h da manhã de domingo, com reprise às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;