Cultura & Lazer Titulo
Faces que sofrem discriminação
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
19/05/2011 | 07:13
Compartilhar notícia
Divulgação


Muitos escondem o rosto por medo de serem reconhecidos e discriminados. Eles receiam perder os direitos civis e, em casos ainda mais extremos, a própria vida. Em pelo menos 80 países do mundo, a homossexualidade é condenada pelas leis.

Na semana do Dia Internacional de Combate à Homofobia (17 de maio), esses homens que sofrem diferentes tipos de humilhação ganham expressão na mostra fotográfica ''Condenados - No Meu País, Minha Sexualidade é Um Crime, que será aberta na Caixa Cultural São Paulo.

O trabalho é resultado da pesquisa do jornalista francês Philippe Castetbon. Durante a investigação sociológica, ele se inscreveu em site de encontros escolhido ao acaso. Nele, percebeu que era possível contatar homens em quase todos os países onde a homossexualidade é proibida. O jornalista também pôde compreender como se conciliam o desejo de encontro e a proibição legal.

Criada relação de confiança, Castetbon obteve a cooperação de todos, que cederam fotografias e depoimentos. A coleção de 50 retratos, acompanhada dos testemunhos e das leis que proíbem a prática nos respectivos países, revela o difícil cotidiano dos homossexuais.

Eles estão condenados à humilhação, exclusão e prisão, à fuga ou morte. Enquanto vivem em regime de opressão, encontram na internet um escape. É um espaço de liberdade temporária, no qual eles podem encontrar conforto, quebrar a solidão e, quem sabe, apaixonar-se.

A exposição reforça o papel que a arte possui de provocar discussões e reflexões que contribuam positivamente na formação e no desenvolvimento dos cidadãos por meio de melhorias na qualidade de vida, nas relações de tolerância e boa convivência. Na história, a arte é responsável por diversas transformações de comportamento e costumes nas sociedades.

Para junho, são aguardados debates sobre o assunto com alguns convidados. Em julho, haverá o lançamento da publicação ''Condenados - Em Meu País, Minha Sexualidade é Um Crime'', que abarcará imagens e depoimentos de todos os envolvidos.

Condenados - No Meu País, Minha Sexualidade É Um Crime - Exposição. A partir de sábado. Na Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, São Paulo. Tel.: 3321-4400. Terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Até 17 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;