Política Titulo
Dezoito vereadores apóiam prefeito de Sao Caetano
Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
31/12/2000 | 13:53
Compartilhar notícia


  O prefeito reeleito de Sao Caetano, Luiz Olinto Tortorello (PTB) deverá enfrentar a situaçao mais tranqüila entre todos os sete prefeitos eleitos do Grande ABC para manter a governabilidade em seu próximo mandato. Mesmo registrando um índice de renovaçao de 38,09%, a Câmara de Sao Caetano mantém a maioria petebista, legenda do prefeito. Junto com os demais partidos que formaram a coligaçao que o reelegeu, Tortorello conta com o apoio de 18 dos 21 vereadores da Casa.

O parlamentar mais votado foi o petista Hamilton Lacerda, que conquistou seu terceiro mandato com 2.784 votos. Mesmo sendo a primeira vez em que o partido tem um candidato com a maioria dos votos, o PT continua sendo a minoria na Casa - com apenas três cadeiras - e o único partido de oposiçao. Ao lado de Lacerda, estarao formando a bancada o vereador reeleito Horácio Neto e Vera Lúcia Severiano.

O segundo vereador mais votado foi o vereador Flávio Rstom (PTB), reeleito com 2.558 votos. Os petebistas Sueli Aparecida Nogueira, Joao Rodrigues e Gérsio Sartori, mantiveram suas cadeiras. Jorge Martins Salgado será o novo parlamentar do PTB. Os petebistas Carlinhos Lira e Diogo Cáceres nao se reelegeram.

O PFL se manteve com quatro cadeiras. Perdeu as de Amaury Laselva e de Aloísio de Lima, mas manteve as de Paulo Pinheiro e Angelo Pavin, reeleitos com 2.085 e 1.231 votos cada. Os dois novos vereadores do partido sao Anacleto Campanella Júnior e Antonio Marcelino Lulucki Gimenez.

A bancada do PL perde uma cadeira. O atual presidente da Casa, Luiz Emiliani, e o vereador Airton Lauriano nao se reelegeram. Joel Fontes e Gilberto Costa mantiveram suas cadeiras. O terceiro vereador liberal será Fábio Constantino Palácio.

A bancada do PPS reelegeu os vereadores Eduardo Agostini e Moacir Gallina, mas perdeu as vagas de Maurílio Teixeira e Pedro Batissaco. Com o ingresso de Sidnei Bezerra da Silva, o PPS tem agora três cadeiras na Casa, contra as quatro que tinha no mandato anterior.

A bancada do PMDB passa a ocupar mais uma cadeira no Legislativo municipal. A vereadora Neide Figueiredo se reelegeu e passa a ter a companhia de Moacyr Antonio Ferreira Rodrigues.

O PRP é o mais novo partido da Câmara de Sao Caetano. O partido conquistou sua primeira cadeira com Francisco de Macedo Bento, que obteve 826 votos. O novato foi o que teve a menor votaçao entre os 21 vereadores eleitos para o mandato 2001-2004.

Com a renovaçao de 38,09% dos parlamentares, a Câmara de Sao Caetano poderá tentar reverter a situaçao desfavorável que encontrou neste mandato ao ser avaliada pelo Raio-X das Câmaras, do Diário, como o pior dos sete legislativos do Grande ABC. O vereador mais votado nas últimas eleiçoes de 1º de outubro, Lacerda, é o melhor avaliado pelo Raio-X.

No entanto, os vereadores reeleitos e que possuem uma má avaliaçao pelo programa nao deverao alterar seus posicionamentos. Os parlamentares alegam nao concordar com os critérios adotados para a avaliaçao e afirmam que nao alterarao suas condutas em funçao das avaliaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;