Memória Titulo Memória
A arte nas ruas de um novo tempo

Conhecemos a Matriz Sagrada Família, o comércio, a Estação Jovem...

Ademir Medici
31/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Conhecemos a Matriz Sagrada Família, o comércio, a Estação Jovem e a estação rodoferroviária. E o documentário Pelos muros do Centro irá te mostrar que, apesar de toda a movimentação que há no Centro, existe a arte expressa pelo grafite.”

Alunos da USCS que mostram a face mais jovem do Centro de São Caetano.

Os repórteres Luciana Serpeloni e Renan dos Santos cumpriram com eficiência, charme e talento o papel de entrevistadores. Tiveram a alicerçá-los um time de primeira. E a equipe da foto, formada por alunos do terceiro semestre da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), realizou um curta-metragem definitivo sobre o Centro da cidade.

De fato e de direito, o documentário Pelos muros do Centro veio para ficar e para eternizar o que a história chama de Novo Centro de São Caetano, agora modelado pela grafite de bom gosto.

Os entrevistados – morador Rubens Puccetti, Marcelo Gomes da Estação Jovem e Jander Lira como secretário da Cultura – cumpriram seus papeis a contento. E o grupo deixa registrada, a seguir, a pauta desenvolvida. Como porta-voz, Isabela Mingues.

A face colorida do Centro de São Caetano

- Apresentamos o Centro de São Caetano como um dos pontos principais na cidade, devido ao seu movimentado comércio e a localização da estação rodoferroviária.

- Neste documentário é mostrado como o Centro vem sendo um grande incentivador da cultura na vida de passantes e moradores.

- Isso acontece por conta da localização da Estação Jovem, um dos locais onde encontramos a boa relação ao aprendizado e manifestação de arte, principalmente quando se trata do grafite.

- Esse tipo de arte é exposto pelos muros do Centro, apresentado com ênfase no espaço da Estação Jovem e de seu funcionamento.

- Ao longo do trabalho, ouvimos pessoas. Indagamos: “Como vocês percebem a expressão artística do grafite no Centro de São Caetano?” Vejam as respostas no link do vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7Nc_lCtrQ4c&sns=fb

Diário há 30 anos

Sábado, 31 de maio de 1986 – ano 29, nº 6147

Manchete – Começa no México a festa do futebol: é a 13ª Copa do Mundo, com Bulgária e Itália. O Brasil estreia amanhã contra a Espanha

Em 31 de maio de...

1636 – O procurador da Câmara de São Paulo pede aos oficiais que não permitam a nenhum morador levar gado para o mar pelo caminho novo sem que o interessado apresente uma licença.

1916 – Resultado do futebol: em 28 de maio o Paulistano vem a Santo André e goleia a AA São Bernardo por 6 a 0. Entre os segundos quadros, 4 a 2 para os andreenses. “A concorrência ao campo foi enorme”, escreve o Estadão.

- A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: os aviadores travaram 15 combates aéreos.

Hoje

- Dia Internacional da Aeromoça

- Dia do Comissário de Bordo

- Dia Mundial do Combate ao Fumo

Santos do Dia

- Camila Batista da Varano (Camerino, Macerata, Itália, 9-4-1458 - 31-5-1524). Escreveu o livro As dores mentais de Jesus na sua Paixão, que se tornou um guia de meditação para grandes santos. Morreu com fama de santidade.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CssR

- Câncio

- Petronila de Bordo

- Pascásio

- Hoje: visitação de Nossa Senhora

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversário neste dia 31 de maio: Afrânio (PE), Campinas do Sul (RS), Feliz (RS), Irecê (BA), Jataí (GO), Juiz de Fora (MG), Lamim (MG), Limoeiro de Anadia (AL), Muçum (RS), Nonoai (RS), Piaçabuçu (AL), Santa Vitória (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG) e São Paulo de Olivença (AM).

Fonte: IBGE

- Juiz de Fora, em Minas Gerais, foi elevado a município em 31-5-1850 e instalado em 7-4-1853, quando se separa de Barbacena.

Sobre Juiz de Fora, há uma piadinha carinhosa, ingênua e inocente entre os são-bernardenses – e não sabemos se também entre os juiz-foranos.

– Quem expulsou São Bernardo do Campo?

– Foi o Juiz de Fora.

A imprensa de Juiz de Fora era muito ativa. O primeiro impresso, com o nome O Imparcial, data de 1870. O mais importante do período, O Pharol, foi publicado entre 1872 e 1939. Este acompanhou diversos momentos históricos e sempre contribuiu para a formação da opinião pública, retratando a atividade cultural da cidade. O dinamismo da imprensa local era tão intenso que, no século 19, contou com 55 jornais.
Fonte: Juiz de Fora, vivendo a história, livro da professora e pesquisadora da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;