Cultura & Lazer Titulo
Desenhistas lançam livro em Sto.André
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
09/05/2001 | 20:39
Compartilhar notícia


Duas atividades com entrada franca marcam a programação cultural desta quinta em Santo André. Na Casa da Palavra (tel.: 4992-7218), a partir das 19h30, acontece o lançamento regional do livro 2001 – Uma Odisséia no Humor: A Visão Bem-Humorada de 21 Cartunistas sobre o 3º Milênio, que conta com desenhos de cinco desenhistas do Grande ABC. Na ocasião, Sérgio Simka e Rubens Marchioni também apresentam suas obras: Ensino de Língua Portuguesa e Dominação: Por Que Não se Aprende Português? e Redação: O Que é Como se Faz, respectivamente. Já no Parque Escola (tel.: 4438-1758), mostras de três artistas de São Paulo têm abertura às 20h.

A antologia 2001 – Uma Odisséia no Humor (Virgo, 128 págs., R$ 15), lançada em março, reúne mais de uma centena de cartuns inéditos elaborados especialmente para a publicação. Da região, participam Márcio Baraldi, Gilmar, Mastrotti, Regisclei e Cerito, que estarão no evento. Junto ao lançamento regional da obra acontece o vernissage de uma mostra de desenhos dos cartunistas, com 42 trabalhos que não estão no livro.

No Parque Escola, três artistas plásticas de São Paulo mostram suas composições. São as exposições Linha – Movimento Contínuo e Descontínuo, de Elda Fanucchi, Eloquência da Expressão Humana (Escultura), de Sílvia Prado, e Coletando... Observando... Pensando... E Produzindo..., de Tania Martins.

Elda apresenta trabalhos elaborados com tecidos e fios (linhas); Sílvia Prado mostra esculturas, a maioria em concreto celular; e Tania expõe uma instalação e obras em técnica mista, tudo feito com materiais orgânicos. No vernissage, o ator Carlos Lotto, de Santo André, apresentará uma performance baseada no poema O Artista Inconfessável, de João Cabral de Melo Neto, de quem a obra Prosa influenciou e motivou o trabalho de Elda, em exibição no local.

“O artista, em seus trabalhos, faz confissões. Mas, para chegar aos resultados, ele passa por momentos inconfessáveis. A exposição quer mostrar esse processo de produção artística. O poema do João Cabral ilustra esse ato”, afirma Lotto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;