Setecidades Titulo Policiamento
GCM atende 6 ocorrências por dia

Guardas municipais do Grande ABC registraram em 2015 total de 2.078 chamados que posteriormente foram apresentados em DPs da região

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
25/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Ações realizadas pela GCM (Guarda Civil Municipal) de seis cidades do Grande ABC resultaram no ano passado em 2.078 ocorrências atendidas e encaminhadas posteriormente aos DPs (Distritos Policiais). O levantamento, divulgado pela Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil, mostra que, por dia, em média seis chamados acolhidos por guardas-civis municipais culminaram na abertura de BOs (Boletins de Ocorrência) em delegacias do Grande ABC.

O levantamento inédito, baseado em boletins de ocorrências divulgados em estatísticas da SSP (Secretaria da Segurança Pública), mostra que São Bernardo é a cidade mais bem colocada do Grande ABC no ranking de municípios com mais ocorrências atendidas por equipes da GCM.

O município, que ocupa a 19ª colocação, em escala com mais de 200 cidades, atendeu no ano passado 611 ocorrências que resultaram na abertura de BO (confira gráfico ao lado).

De acordo com o presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil, Oséias Francisco da Silva, tal resultado de produtividade evidencia as contribuições que a Lei 13.022 trouxe para a população. A legislação, sancionada pelo governo federal em agosto de 2014, diz que guardas municipais passam a ter poder de polícia durante a atuação no combate à criminalidade, dando direito a esses profissionais a portar arma de fogo, e mantém incumbência de proteção à vida e ao patrimônio público.

“A estatística revela que uma GCM armada e mais estruturada contribui muito mais na prevenção e na repressão aos crimes e tem muito mais condições de garantir segurança efetiva à população”, enfatiza Silva.

Se levado em consideração o trabalhado efetuado pela GCM de todo o Estado, os dados mostram que, em 2015, as guardas municipais apresentaram aos DPs total de 56.296 ocorrências das mais variadas naturezas, sendo que 7.765 foram flagrantes delitos.

Dentre as ocorrências mais atendidas estão localização e apreensão de veículos, lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e roubos.

Tendo em vista a importância da GCM para a segurança de seus moradores, cidades da região têm investido na categoria.

São Caetano, que conta atualmente com um efetivo de cerca de 400 guardas-civis, projeta chamar em breve mais 28 agentes (24 homens e quatro mulheres) aprovados em concurso público, Mauá, por sua vez, que dispõe de 216 guardas, prevê contratar 150 integrantes nos próximos anos.

 

FORMAÇÃO

Visando a capacitação desses profissionais, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC inaugurou no ano passado o Centro Regional de Formação em Segurança Urbana, em São Bernardo.

O local, que oferece diversos cursos de capacitação, tem capacidade para atender os cerca de 2.000 guardas-civis municipais da região.

 

Segurança pública foi fortalecida com apoio das guardas, dizem especialistas

Na avaliação de especialistas, a atuação mais efetiva da GCM (Guarda Civil Municipal) fortalece o sistema de Segurança pública não só do Grande ABC, mas de todo o País.

De acordo com o professor de Gestão Pública da Universidade Metodista de São Paulo Ayrton Francisco Ribeiro, a proximidade com a população é um dos principais fatores para tal resultado. “A GCM tem uma relação muito próxima com os munícipes. Está na porta das escolas, hospitais e praças. A comunidade acaba tendo um diálogo que é muito difícil de se ver entre a população e as polícias Militar e Civil.”

Para o ex-secretário nacional de Segurança Pública José Vicente da Silva Filho, muito mais que ser um suporte para as demais policias, a GCM tem um papel fundamental na ordem pública. “Ações simples na visão de muitos, como evitar o comércio irregular, podem trazer resultados expressivos para a segurança da população. E, com certeza, a GCM faz isso muito bem.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;