Memória Titulo Memória
Piraporinha em transformação

Exemplo de subúrbio antigo vilarejo...

Ademir Medici
20/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Exemplo de subúrbio antigo vilarejo: Piraporinha. Vê-se na foto a antiga capela, enquanto à direita se justapõem edificações do antigo povoado (hoje deterioradas) a outras de construção recente que em seu andar térreo abrigam as casas comerciais ai concentradas.”

Cf. Juergen Richard Langenbuch, A estruturação da Grande São Paulo – estudo de geografia urbana, Fundação IBGE, RJ, 1971.

Que diferenças entre a foto publicada por Langenbuch e a de Alberto Murayama, ex-Diário. As imagens indicam a verdadeira metamorfose ocorrida em um dos bairros mais antigos do Grande ABC, Piraporinha, hoje pertencente a Diadema, mas que já foi de São Paulo, São Bernardo, Santo André e novamente São Bernardo até incorporar-se a Diadema.

Na foto de Langenbuch, publicada em 1971, mas tirada nos anos 1960, notam-se os primeiros sinais de transformação. A capelinha histórica de Bom Jesus da Pedra Fria mantinha-se intacta.

Já na foto que Murayama tirou – esta em 12-5-1986 – a verdadeira revolução urbana se evidenciava, com a nova e atual igreja, sede da paróquia, o trânsito intenso de veículos, o comércio estabelecido e o cenário provocado pelo início da implantação do sistema trólebus 30 anos atrás.

Richard Langenbuch, a nosso pedido, participou do Segundo Congresso de História do Grande ABC, em 1992. Falou do seu livro. Não tinha os originais das fotos publicadas. Hoje, quantas histórias e observações ele teria a fazer neste novo momento de mudanças na velha Freguesia de São Bernardo.

Em 20 de maio de...

1506 – Morre Cristovão Colombo, em Valladolid, Espanha, pobre, caluniado e esquecido. Fernando, o católico, mandou mais tarde erigir-lhe um monumento.

1916 – Termina a greve dos chauffeurs em São Paulo.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: derrota dos turcos no Egito.

1933 – Nasce, em Penápolis, Antonio Domenechi, que veio para São Bernardo e aqui atuou como farmacêutico formado em bairros como a Vila São José e no distrito de Riacho Grande, onde residia.

1956 – Fundada a Sociedade Amigos de Capuava, em Mauá.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 20 de maio de 1986 – Ano 29, nº 6137

Manchete – Salários crescem 30% após pacote do governo federal

Política – No Grande ABC, 861 já se recadastraram na Justiça Eleitoral.

Saúde – Começa a vacinação contra sarampo em todo o Estado.

Polícia – Cem detidos em operação pente-fino em Diadema.

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Piedade, elevado a município em 1857, quando se separa de Sorocaba.

No século 19, diversas famílias vindas de localidades vizinhas, especialmente de Sorocaba, estabeleceram-se na margem esquerda do Rio Pirapora, um pouco abaixo da confluência com o Ribeirão do Cotianos, formando um pequeno povoado que tinha como pioneiro Vicente Garcia.
Entre 1831 e 1835, um tropeiro doou a Vicente Garcia uma imagem de Nossa Senhora da Piedade. Uma capela foi construída para abrigar a imagem, que foi benta a 20 de maio de 1840. Esta data é considerada como o dia da fundação da cidade.

Municípios Brasileiros

- Aniversariam hoje: Bonito (PE), Estrela (RS), Irauçuba (CE), Morro da Fumaça (SC), Palmas (TO) e Taquaritinga do Norte (PE). Fonte: IBGE.

Santos do Dia

- São Bernardino de Sena (Itália, 380 – 20-5-1444). Franciscano. Ensinou o Evangelho pela Itália inteira. Considerado o mais brilhante da sua época. Exerceu o apostolado da pregação até a morte. Patrono dos publicitários.
Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Columbano de Rieti

- Austregésilo

Hoje

- Dia do Pedagogo (lei 13.083, de 8-1-2015) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;