Política Titulo Participação
Escanteado por Morando, Dib definirá futuro em convenção

Em tom misterioso, ex-prefeito de S.Bernardo garante que terá papel ativo na eleição: ‘No meu tempo, decidirei’

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
14/05/2016 | 07:31
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Dois dias depois de o PSDB de São Bernardo oficializar o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) como único pré-candidato à Prefeitura na eleição de outubro, o ex-prefeito William Dib (PSDB) assegurou que somente definirá seu futuro político às vésperas das convenções partidárias, que ocorrerão em julho. Desafeto declarado de Morando, Dib tem sustentado discurso de pré-postulante à cadeira do Paço mesmo com poucas aparições nos cenários político ou partidários.

“Eu vou participar do processo eleitoral. Não sei como. Nada precisa ser oficializado agora. Nunca ouvi falar em pré-convenção e foi isso o que o partido fez. No meu tempo, decidirei. Eles (direção do PSDB) estão tomando decisões, mas não é isso. Tudo o que se refere à eleição ainda está dentro do prazo legal”, argumentou.

Apesar da fala de Dib, a direção do PSDB municipal garante que todas as etapas de inscrições de pré-candidatos se encerraram nesta semana, impossibilitando qualquer registro de projeto alternativo. Presidente do diretório são-bernardense, Fernando Leça ratificou Morando como único nome do tucanato apto a concorrer à sucessão de Luiz Marinho (PT) em outubro.

Em setembro, o ex-chefe do Executivo anunciou que seu ingresso na corrida eleitoral somente seria concretizado mediante baixa no tucanato, ao qual se filiou em 2009. Meses depois, entretanto, amenizou fala. “Eu já tive o momento de querer sair do PSDB. Agora, não tenho nada definido. Se tivesse decidido, já teria anunciado. Ninguém toma decisão por mim”, acrescentou.

Prefeito de São Bernardo entre 2003 e 2008, Dib não exerce cargo eletivo desde janeiro de 2015, quando se encerrou seu mandato na Câmara Federal. Após desistir da reeleição no Congresso, foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para ocupar função de conselheiro da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), com remuneração de R$ 6.670 mensais.

Nos bastidores, comenta-se da proximidade de Dib com o deputado federal Alex Manente (PPS), também pré-candidato a prefeito. Os rumores ficaram mais fortes em janeiro, após Alex nomear o advogado Osmar Mendonça, homem de confiança de Dib, em cargo comissionado em seu gabinete em Brasília. Sobre possível adesão ao popular-socialista, Dib não descartou. “Todas as possibilidades são aptas com vistas à eleição. Volto a reforçar: ainda não decidi o que vou fazer.”

O atual panorama político aponta rivalidade entre Alex e Morando nas pesquisas de intenções de voto, com vantagem para o parlamentar federal. Dib, no entanto, pontuou em todos estudos realizados pelo DGABC Pesquisas, realizados a pedido do Diário. Em dezembro, na última publicação, somou 9% em um dos cenários simulados. Alex somou 39,8% e Morando, 20,5%.

MAURICIO SOARES
No tucanato são-bernardense, o projeto de pré-candidatura ganhou atenção dos políticos com a entrada do ex-prefeito Mauricio Soares (PHS), que por anos esteve no PT e coordenou cargo em primeiro escalão no governo Marinho. Sobre a parceria feita com Mauricio e Morando, Dib evitou comentar a reaproximação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;