Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
A lição de RP do 'Rei do iPhone'
Do Diário do Grande ABC
10/05/2016 | 08:42
Compartilhar notícia


Na semana retrasada, usuário do Facebook compartilhou post relatando uma história. Ele tinha ido à Rua Santa Ifigênia, em São Paulo, famosa pelo comércio e conserto de eletrônicos, para tentar resolver problema no plug do celular. No primeiro quiosque visitado, o atendente nem analisou o aparelho e, apenas ouvindo o relato do problema, disse: ‘vou ter que abrir a peça. Vai te custar R$ 180’. Do outro lado da rua, em quiosque chamado ‘Rei do iPhone’, o atendente ouviu o problema e afirmou: ‘Está sujo’. Tirou a poeira e devolveu o smartphone. ‘Quanto é?’, o cliente questionou. ‘Nada. Mas fica com meu cartão e fala de mim para os seus amigos.’

Bingo. O ‘Rei do iPhone’ acabava de dar lição para todos nós da comunicação. Lição de RP (Relações Públicas). Lição de pensamento integrado. Não entendeu? Calma, vamos explicar.

A comunicação contemporânea não aceita falhas em nenhum tipo de serviço. Ou sua empresa faz o que se propõe, ou corre sério risco de ser execrada em praça pública. Praça pública invisível, povoada com milhares de pessoas que estão a um smartphone de distância de causar estrago para sua marca.

O ‘Rei do iPhone’ entendeu isso no momento em que fez atendimento honesto para seu cliente. Quer um exemplo de como atendimento de qualidade duvidosa pode danificar sua imagem? Entre em qualquer canal do YouTube de alguma das operadoras de internet. Entrou? Agora, repare nos comentários e likes negativos. Pois é. Mas este é só um ponto.

Logo depois, o ‘Rei’ entendeu o poder do boca a boca contemporâneo. ‘Fala de mim para os seus amigos’, disse. O que quer a empresa que está nas mídias sociais? O que quer a startup que, por meio de sua assessoria de imprensa, consegue participar de boa pauta em grande veículo? Simples: que as pessoas falem dela, consumam seus produtos, dividam com os amigos. ‘Falar com os amigos’ nos dias de hoje significa falar com centenas de pessoas em nossos perfis de redes sociais.

Aliás, o post original sobre o caso ‘Rei do iPhone’ já rendeu quase 70 mil compartilhamentos, além de aproximadamente 300 mil curtidas apenas na publicação.

Ok, depois de ouvir essa história você pode se perguntar: ‘Mas a minha empresa atende tão bem quanto o ‘Rei do iPhone’’. E eu lhe pergunto: alguém sabe disso? Como anda a sua comunicação? Se ninguém sabe, não aconteceu. Mostre-se, divulgue-se, sempre de maneira integrada.

E não precisa agradecer pelas dicas. Mas fica com meu cartão e fale de mim para os seus amigos.

Patrícia Casseano é jornalista e diretora executiva do Grupo Image.


Palavra do leitor

Tentativa! – 1

 O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, veterinário e político do PP do Maranhão, cuja prestação de contas em 2010 foi rejeitada pelo TRE-MA por recebimento de recursos de fonte não identificada, tendo que explicar ‘milagre de multiplicação de dinheiro’, aceitou pedido do advogado-geral da União e tentou anular a tramitação do pedido de impedimento da ‘presidenta’. O nobre e incomum parlamentar se encontrou com o inominável naquele hotel? Será mais um ‘milagre de recursos’ a ser explicado? 

Aparecida Dileide Gaziolla

 São Caetano

 

Tentativa! – 2

 Teori Zavascki X Maranhão! Será que o ministro Teori Zavascki não contava com essa ou foi conivente quando afastou o Cunha da presidência da Câmara? A tentativa de cancelamento do rito do impeachment orquestrado pelo baixíssimo clero da Casa foi arroubo de poder ou orquestração com endereço e assinaturas certos? A conferir...

Beatriz Campos

 Capital

 

Tentativa! – 3 

 Minhas suposições deixam-me estarrecidas. Waldir Maranhão, o interino, quer seus 15 minutos de fama? Quer, a pedido de gente do governo, tumultuar e ganhar tempo contra a votação no Senado? Quero crer estar errada, mas e se houve grande conluio entre este senhor, que sabia poder substituir Cunha, caso este fosse impedido, com o governo federal, AGU e STF? Será que por isso ele contrariou seu partido, o PP, e votou contra o impeachment na Câmara dos Deputados? Qual o lucro que ele tira dessa situação? Aí tem! É só procurar!

Tânia Tavares

 Capital

Tentativa! – 4

 O presidente interino da Câmara dos Deputados quer ser maior que a própria democracia. Recurso da AGU, totalmente político, insiste em não reconhecer a voz do povo brasileiro, querendo-a submeter ao grito desesperado de grupos sustentados pelo PT, que passam a atuar diuturnamente a favor de Dilma, e que agora frequentam prazerosamente os salões do Palácio da Alvorada, fazendo desse equipamento público, antes tão solene, palanque tão pouco dissimulado do ideário comunista, que perigosamente nos ameaça. A cidadania e a vida do povo brasileiro exigem imediata atitude prioritária do STF, afastando absolutamente todos os investigados e indiciados pelas operações Zelotes e Lava Jato, até que tenham suas situações devidamente julgadas, sob pena de que esses contínuos e repetitivos atos ridículos de políticos corruptos e insensíveis venham derreter as últimas esperanças nossas, que apenas residem no desejo de trabalhar em paz, ganhando o justo e pagando impostos que não empobreçam ainda mais nossas famílias, dentro de ambiente de ordem e progresso ostentado em nossa Bandeira Nacional, que alguns insistem em substituir por estrelas vermelhas. 

Ruben J. Moreira

São Caetano

Ramalhão

 Venho aqui parabenizar o nosso querido Ramalhão pela conquista do Paulista da Série A-2 e desde já cobrar a Prefeitura de Santo André para que as obras pendentes no Estádio Bruno Daniel, tais como instalação dos elevadores, vestiários, troca do gramado e principalmente a iluminação no estádio, sejam concluídas o mais breve possível, para que não haja problemas para o Campeonato Paulista da Série A-1 e Copa do Brasil, ambos ano que vem.

Fernando Cesar Toribio

 Santo André

Descaso

 Lendo este Diário (Setecidades, dia 5), em reportagem sobre a falta de planos de Mobilidade, e que afirma que seis municípios não receberão verbas federais – o único que atendeu o prazo foi Ribeirão Pires, que formalizou o conjunto de ações visando a melhora da Mobilidade em seu território –, achei inacreditável! Passou-se um ano do prazo e não prepararam os planos com ações, sendo que um dos maiores problemas hoje em nossas cidade é justamente a Mobilidade, pois perdem-se tempo, gasolina, horários etc. Também há grandes congestionamentos, que paralisam as cidades. É o verdadeiro caos! O que eu e muita gente observamos é que nossos políticos estão preocupados com outras coisas, como aumentar seus próprios salários. Talvez seja por esses motivos que as indústrias perdem o interesse. Assim, a maioria está indo embora para cidades do Interior, deixando aqui milhares de desempregados. Tenho pena. São Bernardo é município com grande parque industrial, cresceu e é hoje grande cidade por causa das indústrias, que geraram impostos e empregos. É preciso ter cuidado com elas, senão seremos apenas cidadezinha dormitório, com milhares de dependentes do Bolsa Família.

Ivanir de Lima

São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;