Memória Titulo Memória
Os poucos anos de Icatuaçu

Retomamos a Semana Rio Grande da Serra, versão 2016...

Ademir Medici
10/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Retomamos a Semana Rio Grande da Serra, versão 2016, focalizando como eixo central os dois cemitérios da cidade: o São Sebastião, de 1974, e o desativado Santa Cruz, secular necrópole que ficava ao lado da capela histórica no Centro da cidade. E como são importantes os nossos cemitérios!

Ainda no tempo do Santa Cruz, o livro de registros de óbitos do cemitério anotava o nome oficial do então distrito do Rio Grande: Icatuaçu, denominação indígena que significa ‘rio bom e grande’.

O nome Icatuaçu foi dado ao antigo Rio Grande em 1953, quando da elevação da localidade a distrito, e extinto em 1963, quando da criação do município, agora chamado Rio Grande ‘da Serra’ – até para não confundir com o antigo Rio Grande, hoje distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

Pois bem, a expressão Icatuaçu ficou para a história e o seu registro, raríssimo, pode ser visto no arquivo do Cemitério-Museu São Sebastião.

Diário há 30 anos

Sábado, 10 de maio de 1986 – ano 28, nº 6129

Manchete – Fiesp desenvolve plano social de ajuda a Diadema

Política – Eni Galante, primeira-dama de São Bernardo, mulher do prefeito Aron Galante, anuncia candidatura à Assembleia Legislativa. O que era para ser uma entrevista coletiva transforma-se em entrevista exclusiva concedida ao repórter Nelson Tucci. Presentes o vice-prefeito Walter Demarchi e o médico Willian Dib, secretário de Saúde. Ao seu estilo, declara Demarchi: “Eu e o casal Galante formamos uma única família.”

Música – Raices de America apresentam-se no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Em 10 de maio de...

1871 – Correio Paulistano noticia a morte do alferes Francisco Martins Bonilha, grande proprietário de terras na Freguesia de São Bernardo.

1916 – Removida do Grupo Escolar de Mogi das Cruzes, assume o exercício do seu cargo no Grupo Escolar de Santo André a professora Maria José Rebouças.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: a batalha de Verdun. Os assaltos alemães quebrados pela resistência francesa.

Santos do Dia

- Santa Solange (França, 863 – 10-5-880). Virgem. Padroeira de Berry. Intercessora contra a seca.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Damião de Molokai

- Blanda

- Nazário

- João D''Avila

Hoje

- Dia da Cozinheira

- Dia do Guia de Turismo

- Dia da Cavalaria

- Dia do Campo

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários hoje: Água Doce do Norte (ES), Bom Jesus do Tocantins (PA), Brejo Grande do Araguaia (PA), Cachoeira do Arari (PA), Concórdia do Pará (PA), Correia Pinto (SC), Curionópolis (PA), Dom Eliseu (PA), Doutor Severiano (RN), Garrafão do Norte (PA), Itaperuna (RJ), Lagoa Vermelha (RS), Luciara (MT), Maringá (PR), Ourilândia do Norte (PA), Pacajá (PA), Paraú (RN), Parauapebas (PA), Pedro Velho (RN), Santa Luzia (BA), Santa Maria das Barreiras (PA), Santa Rosa de Lima (SC), São Francisco do Maranhão (MA), São Geraldo do Araguaia (PA), São João de Pirabas (PA), São João do Araguaia (PA), Tailândia (PA), Timbaúba dos Batistas (RN), Tucumã (PA) e Vargem Alta (ES).

- Maringá é uma cidade planejada pela Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná. Data referencial de fundação: 10-5-1947. Elevada a município em 1951, quando se separa de Mandaguari. O nome da cidade foi extraído de uma canção muito conhecida até hoje, Maringá, de Joubert de Carvalho. Daí seu slogan: Cidade Canção. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;