Internacional Titulo
Medo levou piloto a abandonar resgate de colombiana
Da AFP
29/07/2003 | 10:23
Compartilhar notícia


O piloto do táxi aéreo que levou de Manaus à cidade de São Paulo de Olivença (na região Norte do Brasil) quatro franceses que tentavam resgatar a colombiana Ingrid Betancourt, teve medo de "ser assaltado" e por isso fugiu de seus clientes e os denunciou à Polícia, explicou em uma entrevista publicada nesta terça-feira no Le Monde.

"Tive realmente medo. Pensei que iam me atacar em vôo. Abandonei discretamente o hotel, subi em meu avião e fui para a cidade vizinha de Tabatinga, onde um veículo da polícia federal me esperava no aeroporto", explicou Cleiton Abreu, 30 anos, ao enviado especial do Le Monde.

Na entrevista, o piloto do taxi aéreo disse ter desconfiado desde o início dos quatro clientes que subiram em seu avião na quinta-feira 10 de julho. "Senti imediatamente que havia algo de errado", explicou.

"Com suas botas e suas mochilas, tinham o jeito de turistas que andam pela selva, mas sabia que faziam parte da tripulação do avião militar francês que estava perto do hangar de minha companhia" no aeroporto de Manaus.

Enquanto voava rumo a São Paulo de Olivença, "uma região conhecida mais pelo tráfico na fronteira com a Colômbia do que pela beleza de suas paisagens", segundo comentou, Cleiton lembrou-se de um assalto que havia sofrido há três anos de um passageiro colombiano e outro brasileiro.

Segundo o jornal, os narcotraficantes em atividade na região procuram conseguir táxis aéreos roubados.

Em São Paulo de Olivença, o temor do piloto aumentou quando o diplomata francês Pierre-Henri Guignard, adjunto do chefe de Gabinete da Chancelaria francesa, perguntou-lhe se seu avião "voava de noite, se o trem de pouso era resistente e se conhecia a pista de São Lourenço".

O piloto, que não conhecia a pista, assustou-se definitivamente quando soube que seus clientes queriam deixar a cidade às 17h locais. Sua companhia explicou depois aos franceses que o piloto os havia abandonado "devido a problemas técnicos".

A ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt está seqüestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há 17 meses. Uma tentativa frustrada de resgate por uma equipe francesa causou problemas entre França, Colômbia e Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;