Política Titulo
Ministro justifica incidentes na votaçao
Do Diário do Grande ABC
03/10/2000 | 01:28
Compartilhar notícia


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Néri da Silveira, considerou os atrasos e incidentes na totalizaçao dos votos e na transmissao dos resultados "detalhes insignificantes". "Foram situaçoes pontuais e perfeitamente justificáveis", afirmou. Para o ministro, as eleiçoes e a apuraçao dos votos ocorreram na "mais perfeita normalidade."

Para o segundo turno, o ministro está ainda mais otimista. Segundo ele, a totalizaçao dos votos será concluída antes da 0h do dia 29: "Serao apenas 31 municípios com dois candidatos cada; tudo será mais tranqüilo." Ele destacou como único incidente registrado no processo de totalizaçao dos votos o caso ocorrido em Sao Félix do Xingu (PA), onde uma revolta de um grupo de índios contra o prefeito impediu o início da apuraçao.

De acordo com o ministro, os atrasos na transmissao dos dados para o programa de computador Divinet-2000 ocorreram em razao do volume de dados enviados simultaneamente de todos os municípios para o TSE.

Sobre as dificuldades de acesso ao programa de transmissao de dados pelos usuários da Internet que tentaram acompanhar a totalizaçao dos votos, o secretário de informática do TSE, Paulo César Camarao, esclareceu que, também neste caso, o excesso de procura foi o que provocou o congestionamento. "Todos os sistemas na Internet sao dimensionados para ter uma carga; se a procura é muito grande, acaba saturando a rede", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;