Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Lesões do manguito rotador - Dr. Leo Kahn

No ombro existe uma junta articulada em que a parte superior do osso do braço...

Dr. Leo Kahn
29/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


No ombro existe uma junta articulada em que a parte superior do osso do braço (úmero) forma outra junta com a escápula. O chamado manguito rotador consiste em um grupo de músculos: subescapular, supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor, que tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade articular.

As lesões podem ocorrer devido à degeneração ligamentar, traumatismo, uso excessivo da articulação, como atividades realizadas com as mãos acima da cabeça, ou problemas vasculares. O mais frequente é a lesão crônica com graus variáveis, desde um pequeno edema até a ruptura total de um ou vários músculos do manguito.

Acomete mais o sexo masculino, geralmente acima dos 45 anos, porém, esses números tendem a mudar rapidamente devido ao grau de complexidade que os trabalhos atuais estão exigindo de ambos os sexos, associados ao alto grau de sedentarismo da população.

Existe uma relação entre o impacto e a degeneração do manguito, levando a uma lesão evolutiva classificada nas seguintes fases:

1 – Abaixo dos 25 anos, ocorrendo dor aguda após esforço prolongado, sendo que nesta fase há edema e hemorragia em nível de bursa e tendões.

2 – Entre 25 e 40 anos e já começa fibrose e espessamento da bursa subacromial. Além da tendinite, o indivíduo se queixa de dor noturna e após atividades, podendo ocorrer ruptura parcial do manguito rotador.

3 – Acima dos 40 anos, o paciente apresenta dor contínua com perda da força de mobilização devido à ruptura completa de um ou vários tendões.

O diagnóstico é realizado pelo médico por meio de histórico e exame físico detalhado, utilizando ainda exames de raio X simples, artrografia, ecografia e, em alguns casos, a ressonância magnética.

Saiba mais:

- Tendinite do manguito rotador, também denominada síndrome do impacto, é a mais comum causa de dor no ombro.

- A tendinite aguda tende a ocorrer em indivíduos mais jovens e mais frequentemente evolui com calcificação na inserção do tendão supraespinhoso.

- A crônica se apresenta com dor na região lateral do ombro, músculo deltoide, e ocorre em vários movimentos, especialmente abrir o braço e rotação para dentro, com dificuldades para se vestir e dor noturna.

- A sobrecarga sobre a articulação geralmente é a principal causa.

- Fatores relacionados à idade incluem degeneração e diminuição na vascularização dos tendões do manguito, bem como redução da força muscular.

- Osteófitos na porção inferior da articulação acrômio-clavicular ou trauma agudo da região do ombro contribuem para o desenvolvimento da tendinite e processos inflamatórios, tais como a artrite reumatoide, podem causar tendinite do manguito rotador.

- Não mantenha o braço na mesma posição por um longo período, como ao trabalhar no computador ou arrumar o cabelo.

- Procure não dormir sobre o mesmo braço todas as noites.

- Cuidado ao praticar esportes que exijam que o braço seja movido sobre a cabeça repetidamente, como no tênis, natação e no levantamento de peso sobre a cabeça.

- Trabalhar com o braço levantado por muitas horas ou dias, como pintores e marceneiros.

- A má postura por muitos anos e o desgaste normal dos tendões que ocorre com a idade também podem levar à tendinite do manguito rotador.

- Procure a ajuda de um médico ortopedista.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;